SEGS Portal Nacional

Agro

Suplementação estratégica: prevenção da fadiga muscular em cavalos atletas

  • Segunda, 06 Outubro 2025 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Vetnil-Suplementacao-estrategica-prevencao-da-fadiga-muscular-em-cavalos-atletas-Foto-Vetnil

Uma rotina intensa de treinos e provas exige suplementação adequada para manutenção da saúde e performance dos equinos.

Os cavalos atletas são treinados para atuar em máximo nível físico, já que a exigência nas competições é alta. Por isso, a atenção redobrada à saúde muscular, ao condicionamento e ao bem-estar são imprescindíveis para a disposição e performance dos animais. Além disso, para que mantenham o desempenho esperado, é fundamental entender os processos fisiológicos que sustentam o esforço muscular e adotar estratégias de prevenção da fadiga, que é um dos principais fatores que podem comprometer sua performance e vida atlética.

“Durante o exercício, o esforço muscular demanda grandes quantidades de energia, obtida principalmente a partir da glicose presente no sangue e armazenada nos músculos na forma de glicogênio”, explica Kauê Ribeiro, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, empresa líder nacional em medicamentos e suplementos para equinos.

No processo metabólico, a glicose é metabolizada e convertida até um intermediário chamado piruvato (ou ácido pirúvico), que poderá entrar na mitocôndria sob a forma de acetil-CoA e gerar muito mais energia pelo ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa, que é conhecida como a via aeróbica de obtenção de energia, sendo muito mais rentável em termos de produção de ATP.

Quando o oxigênio disponível é suficiente e há enzimas e cofatores adequados, o piruvato segue pela via aeróbica, sendo metabolizado de forma adequada e resultando em elevada produção de energia. Essa forma de produção de energia permite que os músculos trabalhem por mais tempo, mantendo a performance e retardando a ocorrência da fadiga.

Porém, em exercícios de alta intensidade, quando o oxigênio começa a ficar mais difícil de ser utilizado e não há intermediários suficientes para encaminhar o piruvato para dentro da mitocôndria, esse piruvato segue para a via anaeróbica e é convertido em ácido lático. Essa via fornece energia de forma rápida, porém em menor quantidade. O acúmulo de ácido lático, associado à redução da disponibilidade energética e à acidose celular, leva à fadiga muscular — momento em que o músculo já não consegue desempenhar sua função adequadamente. “Quando o músculo não consegue mais contrair de forma eficiente, o desempenho atlético é severamente comprometido e o cavalo pode perder a capacidade de seguir competindo em alto nível. Essa falha na capacidade de manter a atividade muscular é que classificamos como fadiga”, ressalta Kauê, da Vetnil.

A prevenção da fadiga exige uma abordagem completa, que combine treinamento adequado (respeitando os limites fisiológicos do cavalo e intercalando treinos com períodos de descanso) e nutrição equilibrada que contemple uma suplementação estratégica, para garantir o aporte energético necessário, além de hidratação com reposição de eletrólitos, especialmente em situações de esforço prolongado ou calor intenso. O acompanhamento veterinário e a adoção de protocolos de recuperação também são fundamentais para a manutenção da saúde muscular ao longo da temporada de treinos e competições.

A suplementação é uma ferramenta nutricional estratégica, que contribui para melhorar a performance dos animais. Nesse cenário, ganha espaço a dimetilglicina (DMG), um subproduto do metabolismo da glicina e precursora da creatina. A DMG reduz o acúmulo de ácido lático no músculo, melhora a respiração celular e, assim, facilita a recuperação do tecido muscular e permite ao cavalo atleta suportar melhor o esforço físico intenso e prolongado. O mecanismo de ação da DMG envolve a ativação de uma enzima que facilita a entrada do piruvato na mitocôndria e conversão em acetil-CoA, o que diminui a capacidade da célula de produzir lactato e promove a entrada para a via de alta obtenção de energia, que é a via aeróbica.

“Outros aliados são o citrato de sódio, que atua como tamponante, neutralizando os ácidos gerados durante exercícios intensos, o ácido cítrico, que participa diretamente do ciclo de Krebs, contribuindo para a produção de energia, e a arginina, precursora do óxido nítrico, permitindo uma melhor perfusão sanguínea para os músculos. Em conjunto, esses elementos ajudam a minimizar os efeitos da acidose, aceleram a recuperação e prolongam a capacidade atlética dos cavalos”, ressalta Kauê.

Sobre a Vetnil

A Vetnil® é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é líder em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil (Ranking SINDAN 2024), com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 foi a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Saúde Animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version