SEGS Portal Nacional

Agro

Crotalária ganha protagonismo na agricultura regenerativa e fortalece sistemas mais produtivos e equilibrados

  • Sexta, 01 Agosto 2025 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Além da fixação de nitrogênio, planta contribui para o manejo de nematoides, estruturação do solo e pode até gerar renda com produção de sementes; Conceito Agrícola orienta produtores sobre uso estratégico da espécie

A crotalária deixou de ser coadjuvante na adubação verde para ocupar papel de destaque em lavouras que adotam práticas mais sustentáveis e eficientes. Nos sistemas de plantio direto e na rotação de culturas, a planta passou a ser considerada peça-chave na construção da fertilidade do solo, no controle biológico e na preservação da estrutura física da terra — fundamentos da chamada agricultura regenerativa.

Segundo especialistas da Conceito Agrícola, frente de comercialização de insumos agrícolas do Grupo Conceito, o uso da crotalária está diretamente relacionado a ganhos agronômicos expressivos. A planta é capaz de fixar entre 80 e 120 quilos de nitrogênio por hectare, disponibilizando esse nutriente para a cultura seguinte. “É uma ferramenta estratégica para quem busca reduzir custos com fertilizantes nitrogenados e melhorar o ambiente produtivo a longo prazo”, destaca Marcos Boel, supervisor de Sementes da empresa.

Outro benefício crescente, de acordo com Boel, está no manejo de nematoides, especialmente espécies como o Pratylenchus brachyurus. A crotalária quebra o ciclo desses organismos, ajudando a reduzir infestações de forma natural e eficiente. “Temos incentivado o uso especialmente em áreas com pressão de nematoides, como forma de preservar a produtividade sem depender exclusivamente de soluções químicas”, pontua.

Além da função agronômica, a crotalária também é indicada como alternativa viável quando a janela de plantio de culturas comerciais, como o milho safrinha, se torna arriscada devido à limitação hídrica. Nesses casos, a planta atua como cobertura de solo, favorecendo o equilíbrio do sistema e preparando o terreno para uma próxima safra mais estável — geralmente, a da soja.

Nos últimos anos, a Conceito Agrícola também passou a estimular uma nova frente de uso da espécie: a produção de sementes. Em parceria com empresas especializadas em mix de cobertura, a companhia tem orientado produtores aptos a atuar nesse segmento. “É uma alternativa com viabilidade econômica real. Para quem atende aos padrões exigidos, é possível transformar a crotalária em fonte adicional de renda”, afirma Boel.

Outro aspecto essencial para o sucesso do cultivo está na escolha das sementes. A pureza genética e a ausência de contaminantes são determinantes para que a crotalária expresse todo seu potencial no campo. Atuando também como distribuidora, a Conceito Agrícola reforça a importância de realizar o plantio dentro da janela adequada, com disponibilidade hídrica suficiente para que a planta complete seu ciclo e entregue os benefícios esperados — tanto no solo quanto na rentabilidade da próxima safra.

Sobre o Grupo Conceito

O Grupo Conceito atua em diversos segmentos no mercado agro do Sudoeste goiano, dentre eles comercialização de insumos agrícolas, com a Conceito Agrícola; armazenagem e comercialização de grãos, com a Conceito Armazém; produção própria de grãos, com a Conceito Fazendas; e mais recentemente venda de semente de soja própria, trazendo genética Brasmax, com a Conceito Sementes, que possui estrutura de armazenagem 100% refrigerada e logística de entrega diferenciada. Com sede em Rio Verde, o Grupo é um núcleo de conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços que facilita a adaptação dos clientes para prosperar em um negócio mais tecnológico e sustentável, trazendo a visão de quem também é produtor e entende as dificuldades e expectativas do campo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version