SEGS Portal Nacional

Agro

Balanço: agricultura sazonal impulsiona produção e abre espaço para tecnologias biológicas

  • Terça, 29 Julho 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Bouças
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Foto: Alina Demidenko, Shutterstock

Agricultura sazonal impulsiona cultivos regionais e consolida bioinsumos no agro

O mês de julho foi marcado por um momento estratégico para a agricultura sazonal no Brasil. Em meio ao clima mais seco e ameno, produtores de diferentes regiões iniciam o cultivo de culturas específicas que se adaptam bem a esse período, como hortaliças, grãos de ciclo curto e raízes. A agricultura segue um ritmo que respeita a natureza e, cada vez mais, incorpora inovação para produzir com eficiência e sustentabilidade. Nesse cenário, os bioinsumos ganham destaque como aliados fundamentais para a saúde do solo, o manejo de pragas e a produtividade das lavouras.

Nas regiões Sul e Sudeste, o período favorece o plantio de hortaliças como alface, couve, brócolis e cenoura, além de beterraba e cebola. Já no Centro-Oeste, mesmo com o período seco, produtores investem em milho-verde e feijão irrigado, enquanto se preparam para a próxima safra de soja e milho. No Nordeste e no Norte, culturas adaptadas ao clima quente e à disponibilidade hídrica, como mandioca, abóbora e frutas tropicais, mantêm o calendário produtivo ativo em áreas irrigadas ou de várzea.

A adoção de bioinsumos, produtos biológicos à base de microrganismos benéficos, extratos vegetais e agentes de controle natural, tem crescido rapidamente nesse tipo de agricultura. Em cultivos de inverno e de ciclo curto, como os realizados em julho, esses insumos favorecem o crescimento vegetal, melhoram a absorção de nutrientes e fortalecem a resistência das plantas a doenças. O uso contínuo também ajuda a regenerar o solo, melhorar a eficiência do uso dos nutrientes no solo e otimizar a estrutura física e microbiológica do ambiente agrícola.

As tecnologias envolvidas nos bioinsumos evoluíram consideravelmente nos últimos anos. Estão disponíveis no mercado soluções como inoculantes com bactérias fixadoras de nitrogênio, fungos micorrízicos que ampliam a absorção de fósforo, e bioestimulantes que ativam o metabolismo das plantas, inclusive sob estresse hídrico. Além disso, os biodefensivos, compostos biológicos que controlam pragas e doenças sem impactos tóxicos, já são utilizados em larga escala em hortaliças, frutas e grãos. Essa inovação, somada a políticas públicas de incentivo e capacitação técnica, tem ampliado a adoção dessas práticas em propriedades de todos os portes.

“O uso de bioinsumos no período de inverno é uma estratégia fundamental, para o que chamamos de manejo de sistemas, que além de trazer benefícios diretos para a cultura de inverno, traz benefícios diretos e indiretos para a cultura subsequente. Um exemplo prático, é o próprio biocontrole de pragas e doenças. Manejá-los de forma eficiente na cultura sazonal, diminui a pressão de pragas e doenças para a principal cultura de verão.”, explica Fellipe Parreira, Comercial Norte da VIVAbio.

Em um país de dimensões continentais e diversidade climática como o Brasil, compreender e respeitar os ciclos sazonais da agricultura é essencial. Aliar esse conhecimento à tecnologia dos bioinsumos é um passo decisivo para uma produção mais eficiente, resiliente e alinhada com as exigências do futuro da alimentação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mar 03, 2026 Agro

Mastite no período chuvoso: como o contato com o barro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version