SEGS Portal Nacional

Agro

Do campo à economia: o leite nutre o brasil e impulsiona o agro

  • Segunda, 21 Julho 2025 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Herdeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Créditos: Freepik

Presente no café da manhã, nas receitas de família e até nos lanches mais simples, o leite vai muito além de um alimento: ele é parte da memória afetiva e do dia a dia de milhões de brasileiros. De acordo com o Relatório Anual da Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV), ele está presente em cerca de 90% dos lares do país. Além de ser um alimento completo e altamente nutritivo, o leite sustenta uma das cadeiras produtivas mais importantes do agronegócio nacional, movimentando bilhões de reais por ano e gerando milhões de empregos diretos e indiretos em todo Brasil.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros produzidos por ano. Desse total, cada brasileiro consome, em média, 189 litros/habitante, seja no café, em receitas do dia a dia ou em produtos industrializados. Mas seu impacto vai além: a atividade leiteira está presente em mais de 1 milhão de propriedades rurais e representa o maior segmento da pecuária nacional em número de estabelecimentos. É uma força vital para a geração de renda no campo, ajudando a reduzir a desigualdade regional e mantendo viva a conexão entre a produção agropecuária e o prato dos brasileiros.

“Com mais de 98% dos municípios brasileiros envolvidos na produção de leite, em sua maioria por pequenas e médias propriedades, e cerca de 4 milhões de empregos gerados, fica claro que cuidar da saúde animal é muito mais do que garantir a qualidade do leite: é um compromisso com a geração de renda, emprego e desenvolvimento regional”, destaca Chester Batista, Gerente de Técnico de Leite da Zoetis.

Além disso, o setor envolve uma complexa cadeia de valor que vai da produção à indústria de laticínios, passando por transporte, insumos, tecnologia e serviços. Isso gera efeitos multiplicadores sobre o emprego e a renda em diferentes regiões do Brasil, principalmente em estados com grande produção leiteira, como Minas Gerais (liderando o ranking com 27% da produção), seguido por Paraná (13%), Rio Grande do Sul (12%) e Santa Catarina (9,1%).

Iniciativas como o Programa Saber Dá Leite, que integra estratégias nutricionais, sanitárias e genéticas, e os protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que aumenta as taxas de prenhez – ambos da Zoetis – são essenciais para elevar a produtividade e a qualidade na pecuária de leite no Brasil. Além disso, a iniciativa privada e os órgãos públicos tem estimulado a capacitação técnica, o associativismo e o fomento às cooperativas, promovendo o uso de biotecnologias reprodutivas, melhoramento genético e sustentabilidade — fatores que ajudam a aumentar e melhorar a qualidade do leite.

Ao garantir a sanidade e o bem-estar animal, a cadeia leiteira entrega um produto cada vez mais seguro, rastreável e sustentável — valores essenciais para atender as exigências de consumidores, exportadores e órgãos reguladores. Por isso, a Zoetis reafirma seu compromisso com os produtores brasileiros ao oferecer soluções que combinam inovação científica, dados de campo e suporte técnico contínuo. ”Nosso objetivo é gerar mais leite com eficiência, rentabilidade e responsabilidade, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio e da economia brasileira”, finaliza Batista.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio do avanço no cuidado com os animais. Depois de inovar maneiras de prever, prevenir, detectar e tratar doenças animais por mais de 70 anos, a Zoetis continua apoiando aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo - de veterinários e donos de animais a criadores de gado e pecuaristas. O portfólio líder e o portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias da empresa fazem a diferença em mais de 100 países. Uma empresa da Fortune 500, a Zoetis gerou uma receita de US$ 9,3 bilhões em 2024, com aproximadamente 13.800 funcionários. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version