SEGS Portal Nacional

Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de café e cana

  • Terça, 01 Julho 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C afetam lavouras no Centro-Sul e podem comprometer produtividade

Eventos climáticos extremos têm afetado a produção agropecuária brasileira, com destaque para as geadas, que comprometem o metabolismo das plantas e causam prejuízos significativos, especialmente nas culturas de café e cana-de-açúcar.

Segundo matéria especial divulgada pela StoneX, empresa global de serviços financeiros, os danos causados pelas temperaturas mínimas e a intensidade dos eventos de frio dependem fortemente de aspectos microclimáticos, como a topografia do terreno e a posição da lavoura (baixadas, encostas etc.), além de condições locais como a umidade da superfície (vegetação e solo).

“Também influenciam fatores climáticos de grande escala, como os fenômenos El Niño/La Niña e a Oscilação Antártica, que interferem de forma significativa nas condições do tempo no Brasil”, explica a analista de Inteligência de Mercado, Carolina Jaramillo Giraldo.

Cana-de-açúcar

Temperaturas mínimas abaixo de 5 °C ocorrem ao menos uma vez por ano em grande parte do Centro-Sul do Brasil. No caso da cana-de-açúcar, as áreas produtoras de Mato Grosso apresentam maior chance de registrar temperaturas próximas de 5 °C, ainda que com frequência ocasional, estimada em cerca de 7 dias por ano.

Temperaturas próximas a 0 °C provocam queima de folhas, morte de gemas apicais e laterais, interrupção do crescimento, redução da qualidade industrial (ATR) e perda de produtividade (TCH).

Um dos impactos mais graves está na necessidade de colheita imediata: após a geada, é preciso colher rapidamente, mesmo que a cana ainda não esteja no ponto ideal, o que compromete fortemente o rendimento.

De acordo com a análise do grupo, as temperaturas abaixo de 10 °C já representam estresse térmico, com risco elevado abaixo de 5 °C — mesmo sem geada visível. Em áreas de maior altitude, baixa umidade do solo e com variedades sensíveis, o impacto pode ser significativo.

“Na safra 2021/22, a produtividade já vinha em queda devido à estiagem. Com as geadas e, posteriormente, incêndios em agosto, a quebra foi ainda maior. A moagem final ficou em 524,1 milhões de toneladas — cerca de 60 milhões abaixo da expectativa inicial de 580 milhões”, pontua o analista de Inteligência de Mercado, Marcelo Di Bonifácio Filho.

De modo geral, regiões canavieiras localizadas no noroeste do Paraná, sudeste de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo apresentam alto risco de frio intenso, com mais de 90% de chance de registrarem, pelo menos uma vez por ano, temperaturas abaixo de 5 °C.

Também há áreas com risco semelhante no extremo leste do Triângulo Mineiro, no centro de Minas Gerais e em partes do oeste de Goiás.

Café

A cultura do café já foi severamente afetada por geadas ao longo da história, especialmente o café arábica. O frio intenso pode causar estresse térmico, abortamento floral e queda na produção, como ocorreu em 2022, quando a colheita ficou 20% abaixo do esperado.

“Em 2022, o potencial de produção era de 50 milhões de sacas, mas foram colhidas apenas 39,8 milhões, cerca de 20% abaixo do esperado. Isso teve impacto direto nos preços internacionais”, explica o gerente de Inteligência de Mercado do grupo, Fernando Maximiliano.

Análises históricas (1970–2024) mostram que regiões como sul de Minas, noroeste do Paraná e sul de São Paulo têm mais de 90% de chance de registrar ao menos um dia por ano com temperaturas abaixo de 5 °C.

Entre os efeitos mais relevantes, destaca-se a redução da fotossíntese, pois a planta entra em um estado de “hibernação metabólica”, limitando o crescimento vegetativo, a formação das gemas florais e, em casos de frio durante a florada, favorecendo o abortamento floral. “No entanto, esse tipo de dano é bastante difícil de quantificar”, explica o especialista Maximiliano.

Nas áreas produtoras de café em regiões de altitude no extremo sul de Minas Gerais, o risco de frio intenso (temperaturas abaixo de 5 °C) é mais elevado. Em termos de frequência, estima-se que possa haver até 18 dias por ano com temperaturas mínimas abaixo desse limite, embora isso ocorra apenas em locais específicos. Em outros municípios com alta probabilidade, a ocorrência tende a ser mais pontual, com médias de aproximadamente 7 dias por ano.

Sobre a StoneX

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 16, 2025 Agro

Mamona avança na regeneração do solo na BA e MT

Jul 15, 2025 Agro

Perdas com pragas ultrapassam R$ 60 bilhões por ano no…

Jul 14, 2025 Agro

Desempenho reprodutivo de primíparas depende de…

Jul 11, 2025 Agro

Irrigação por gotejamento impulsiona a produção de uvas…

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Jun 23, 2025 Agro

Tecnologia ajuda produtor a economizar com decisões…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version