SEGS Portal Nacional

Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de café e cana

  • Terça, 01 Julho 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C afetam lavouras no Centro-Sul e podem comprometer produtividade

Eventos climáticos extremos têm afetado a produção agropecuária brasileira, com destaque para as geadas, que comprometem o metabolismo das plantas e causam prejuízos significativos, especialmente nas culturas de café e cana-de-açúcar.

Segundo matéria especial divulgada pela StoneX, empresa global de serviços financeiros, os danos causados pelas temperaturas mínimas e a intensidade dos eventos de frio dependem fortemente de aspectos microclimáticos, como a topografia do terreno e a posição da lavoura (baixadas, encostas etc.), além de condições locais como a umidade da superfície (vegetação e solo).

“Também influenciam fatores climáticos de grande escala, como os fenômenos El Niño/La Niña e a Oscilação Antártica, que interferem de forma significativa nas condições do tempo no Brasil”, explica a analista de Inteligência de Mercado, Carolina Jaramillo Giraldo.

Cana-de-açúcar

Temperaturas mínimas abaixo de 5 °C ocorrem ao menos uma vez por ano em grande parte do Centro-Sul do Brasil. No caso da cana-de-açúcar, as áreas produtoras de Mato Grosso apresentam maior chance de registrar temperaturas próximas de 5 °C, ainda que com frequência ocasional, estimada em cerca de 7 dias por ano.

Temperaturas próximas a 0 °C provocam queima de folhas, morte de gemas apicais e laterais, interrupção do crescimento, redução da qualidade industrial (ATR) e perda de produtividade (TCH).

Um dos impactos mais graves está na necessidade de colheita imediata: após a geada, é preciso colher rapidamente, mesmo que a cana ainda não esteja no ponto ideal, o que compromete fortemente o rendimento.

De acordo com a análise do grupo, as temperaturas abaixo de 10 °C já representam estresse térmico, com risco elevado abaixo de 5 °C — mesmo sem geada visível. Em áreas de maior altitude, baixa umidade do solo e com variedades sensíveis, o impacto pode ser significativo.

“Na safra 2021/22, a produtividade já vinha em queda devido à estiagem. Com as geadas e, posteriormente, incêndios em agosto, a quebra foi ainda maior. A moagem final ficou em 524,1 milhões de toneladas — cerca de 60 milhões abaixo da expectativa inicial de 580 milhões”, pontua o analista de Inteligência de Mercado, Marcelo Di Bonifácio Filho.

De modo geral, regiões canavieiras localizadas no noroeste do Paraná, sudeste de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo apresentam alto risco de frio intenso, com mais de 90% de chance de registrarem, pelo menos uma vez por ano, temperaturas abaixo de 5 °C.

Também há áreas com risco semelhante no extremo leste do Triângulo Mineiro, no centro de Minas Gerais e em partes do oeste de Goiás.

Café

A cultura do café já foi severamente afetada por geadas ao longo da história, especialmente o café arábica. O frio intenso pode causar estresse térmico, abortamento floral e queda na produção, como ocorreu em 2022, quando a colheita ficou 20% abaixo do esperado.

“Em 2022, o potencial de produção era de 50 milhões de sacas, mas foram colhidas apenas 39,8 milhões, cerca de 20% abaixo do esperado. Isso teve impacto direto nos preços internacionais”, explica o gerente de Inteligência de Mercado do grupo, Fernando Maximiliano.

Análises históricas (1970–2024) mostram que regiões como sul de Minas, noroeste do Paraná e sul de São Paulo têm mais de 90% de chance de registrar ao menos um dia por ano com temperaturas abaixo de 5 °C.

Entre os efeitos mais relevantes, destaca-se a redução da fotossíntese, pois a planta entra em um estado de “hibernação metabólica”, limitando o crescimento vegetativo, a formação das gemas florais e, em casos de frio durante a florada, favorecendo o abortamento floral. “No entanto, esse tipo de dano é bastante difícil de quantificar”, explica o especialista Maximiliano.

Nas áreas produtoras de café em regiões de altitude no extremo sul de Minas Gerais, o risco de frio intenso (temperaturas abaixo de 5 °C) é mais elevado. Em termos de frequência, estima-se que possa haver até 18 dias por ano com temperaturas mínimas abaixo desse limite, embora isso ocorra apenas em locais específicos. Em outros municípios com alta probabilidade, a ocorrência tende a ser mais pontual, com médias de aproximadamente 7 dias por ano.

Sobre a StoneX

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 70 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias de gestão de riscos para proteger o lucro independente da volatilidade do mercado. Também atua em banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 24, 2026 Agro

Descoberta científica da Biotrop pode redefinir o…

Fev 23, 2026 Agro

Cultural e comportamental: os desafios invisíveis do…

Fev 20, 2026 Agro

Nova geração de tecnologias auxilia plantas a se…

Fev 19, 2026 Agro

Cultivo de couve-flor exige materiais mais adaptados…

Fev 18, 2026 Agro

Suplementação de bovinos de corte garante mais carcaça…

Fev 13, 2026 Agro

Agricultura brasileira e norte-americana compartilham…

Fev 12, 2026 Agro

Embriologia aplicada: como os primeiros dias de vida do…

Fev 11, 2026 Agro

Com crescimento da área plantada, sorgo ganha…

Fev 10, 2026 Agro

Calor, chuvas intensas e perda de padrão desafiam o…

Fev 09, 2026 Agro

Alga marinha é aliada da agricultura contra a seca e a…

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version