SEGS Portal Nacional

Agro

Manutenção ganha espaço no campo e SKF vê alta na demanda por peças agrícolas

  • Sexta, 06 Junho 2025 18:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bartira Betini
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com juros altos, crédito escasso e preços das commodities pressionados, agricultores priorizam reforma de máquinas

Diante da queda de 19,8% nas vendas de máquinas agrícolas em 2024, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), agricultores brasileiros estão priorizando a manutenção dos equipamentos, impulsionando a demanda por peças de reposição — uma tendência acompanhada de perto pela SKF do Brasil. Nos últimos anos, o ciclo de renovação de frotas de grandes e médios produtores, que havia diminuído de uma média de oito a dez anos para entre cinco e seis, agora tende a se alongar novamente em meio às incertezas econômicas e às altas taxas de juros.

O atual momento do mercado tem impulsionado positivamente a demanda por reposição em razão das condições econômicas desfavoráveis, como taxas de juros elevadas e linhas de crédito restritas, dificultando a compra de novas máquinas. Além disso, a baixa nos preços das commodities agrícolas, como a saca de grãos, tem levado os agricultores a adotarem uma postura mais cautelosa, preferindo manter e renovar suas máquinas usadas.

“Temos observado um movimento claro: o produtor rural, independentemente do porte, está olhando mais para custo-benefício e disponibilidade da máquina no campo. Nos últimos 12 meses, a SKF registrou um crescimento na demanda por peças de reposição, considerando tanto a reposição direta quanto a reposição via concessionários. Esse segmento é representativo e estratégico para a companhia”, afirma Marcelo Borges, especialista em Indústria Agrícola da SKF do Brasil.

Mais manutenção, menos renovação

A performance dos equipamentos durante o plantio e a colheita se tornou tão importante quanto o custo de aquisição, especialmente em um momento de margens apertadas. A nova lógica de consumo no campo impacta diretamente a cadeia de suprimentos de peças e serviços.

A SKF oferece uma ampla variedade de peças e soluções projetadas para ajudar os produtores a reduzir os custos operacionais e aumentar a vida útil dos equipamentos. Desde 2023, a empresa também disponibiliza no Brasil a linha AgriHub, voltada para máquinas agrícolas. De acordo com testes realizados pela própria SKF, essa solução pode durar até cinco vezes mais do que as opções convencionais disponíveis no mercado, especialmente quando aplicada em máquinas de plantio.

Além de seu portfólio de produtos, a SKF oferece serviços de engenharia que auxiliam os usuários e fabricantes de máquinas a melhorar suas aplicações. A equipe de engenharia da SKF pode tratar de projetos com fabricantes e usuários finais, oferecendo melhorias, acompanhamento e avaliação das condições da máquina, além da análise de manutenção.

“A SKF possui um portfólio de produtos desenvolvidos especificamente para o setor agrícola, levando em consideração as condições severas encontradas no campo”, detalha Borges.

“Embora uma nova onda de renovação do parque de máquinas deva acontecer nos próximos anos, a demanda por soluções de manutenção seguirá elevada, sustentada pela busca por eficiência operacional e redução de custos”, defende o executivo.

A SKF do Brasil tem reforçado sua atuação no setor agrícola, considerado estratégico para a companhia. A empresa tem investido em tecnologia, inovação e soluções específicas para atender às demandas desse mercado. “O agronegócio é um dos pilares do desenvolvimento do país, e estar próximo desse setor é fundamental para contribuirmos com mais eficiência e produtividade no campo”, destaca finaliza o executivo.

Compromisso com a sustentabilidade

As soluções da SKF contribuem para a redução do consumo de graxa, água e combustível, além de diminuir a emissão de CO2. Rolamentos livres de manutenção, por exemplo, eliminam a necessidade de relubrificação, reduzindo a quantidade de graxa utilizada. Além disso, soluções que diminuem o torque de atrito diminuem o consumo de combustível dos tratores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Jun 13, 2025 Agro

Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal…

Jun 12, 2025 Agro

Estrutura do confinamento confiável e resistente é…

Jun 11, 2025 Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados…

Jun 09, 2025 Agro

Suinocultores precisam estar atentos aos principais…

Jun 05, 2025 Agro

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a produção de azeite…

Jun 04, 2025 Agro

Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios…

Jun 03, 2025 Agro

IHARA realiza o 4º Tour do Algodão e reúne…

Jun 02, 2025 Agro

Dados preliminares revelam tendências no uso de…

Maio 30, 2025 Agro

DMSO na saúde dos cavalos: molécula versátil para uso…

Maio 29, 2025 Agro

Kiwi ganha espaço no Brasil e produção pode crescer com…

Maio 28, 2025 Agro

Araguaína (TO) sedia primeira etapa nacional do…

Maio 27, 2025 Agro

Coccidiose é desafio para a avicultura nos meses mais…

Maio 26, 2025 Agro

Frequentes, os processos inflamatórios em equinos…

Maio 23, 2025 Agro

Produção de ovos com galinhas livres ganha força na…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version