SEGS Portal Nacional

Agro

IHARA realiza o 4º Tour do Algodão e reúne especialistas para debater os desafios e soluções da cotonicultura brasileira

  • Terça, 03 Junho 2025 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Dia de campo será realizado no Mato Grosso e percorrerá quatro fazendas referência, promovendo troca de experiências, conteúdo técnico e tecnologias para o manejo do algodão

A IHARA, referência nacional em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, promove no dia 12 de junho a quarta edição do Tour do Algodão, considerado o maior evento de campo do Brasil voltado à cultura do algodão.

Com público estimado em mais de 200 participantes, entre produtores, consultores, influenciadores e pesquisadores, o encontro técnico percorrerá áreas de destaque nos municípios de Campos de Júlio e Sapezal, em Mato Grosso, uma das principais regiões da cotonicultura brasileira.

Durante o dia de campo, os convidados visitarão quatro fazendas referência na cotonicultura brasileira. A programação tem início na Fazenda Saudades, do Grupo Masutti; segue para a Fazenda Tucunaré, do Grupo Amaggi; depois para a Fazenda Iracema, do Grupo Scheffer, e encerra na Fazenda Canário, do Grupo Rotta. Esse evento reúne representantes de cerca de 800 a 1 milhão de há.

A iniciativa tem como propósito promover o intercâmbio técnico entre os principais elos da cadeia produtiva, discutir os desafios da safra e apresentar soluções de alta performance para o manejo do algodoeiro. Para isso, contará com a participação de cinco pesquisadores e 10 influenciadores locais, entre agrônomos e produtores experientes que contribuem diretamente no desenvolvimento da cultura na região.

Entre os especialistas confirmados estão o diretor-presidente da Consultoria Agronômica, Paulo Asunção; o entomologista, consultor e ex-professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Paulo Degrande; o herbologista, pesquisador e consultor da Lucrativa Farm, Autieres Faria; o coordenador de projetos do IMAMT, Márcio Souza; e o fisiologista, pesquisador e professor da ESALQ/USP, Ederaldo Chiavegato. Eles irão conduzir debates técnicos, compartilhar experiências e analisar, junto aos cotonicultores, as melhores práticas de manejo. Já os influenciadores estarão em campo destacando os principais desafios enfrentados nas lavouras.

Para o engenheiro agrônomo e gerente Comercial Distrital da IHARA, Fabricio Pereira, o encontro representa uma oportunidade estratégica para o avanço técnico e relacional do setor. “A cultura do algodão é altamente tecnificada, e este Dia de Campo posiciona a IHARA como um elo entre o cotonicultor e as tecnologias mais avançadas em proteção de cultivos. É um momento valioso para estreitar o relacionamento com o produtor, compreender suas necessidades e apresentar soluções que entregam produtividade e rentabilidade. Além disso, o evento também promove um ambiente propício para a troca de informações entre agricultores, fortalecendo o conhecimento coletivo e o espírito colaborativo da cotonicultura brasileira”, destaca Pereira.

Em um contexto de aumento da resistência de pragas e doenças, a realização do evento reforça o compromisso da IHARA em oferecer tecnologias eficazes, sustentáveis e alinhadas às demandas do campo. A cotonicultura brasileira é uma das mais relevantes do mundo, abastecendo o mercado nacional e mais de 40 países, e exige inovação constante para manter sua competitividade.

Inovação tecnológica impulsiona produtividade e qualidade da fibra

Entre as soluções em destaque no Tour está o CHASER EW, produto pioneiro no mercado ao combinar ação inseticida e fungicida em uma única formulação. Com amplo espectro de controle, que inclui Bicudo-do-algodoeiro, Ácaro Rajado, Ramulária e Pulgão, o produto se destaca pela ação anti-feeding, que interrompe imediatamente a alimentação dos insetos, reduzindo o risco de resistência e tornando o controle mais eficiente. No caso dos ácaros, o CHASER EW também apresenta efeito ovicida, controlando todas as fases do inseto. Já o FUSÃO EC é um fungicida preventivo de rápida absorção, reconhecido por sua alta performance no controle de doenças como Ramulária e Mancha-alvo, contribuindo para lavouras mais vigorosas e produtivas.

“O uso dessas tecnologias permite ao cotonicultor simplificar o manejo, reduzir o número de aplicações e alcançar um controle mais eficiente de insetos e doenças. Isso se reflete diretamente na rentabilidade da lavoura e na qualidade da fibra, fatores essenciais para o sucesso da cotonicultura nacional”, destaca engenheiro agrônomo e gerente de MKT regional da IHARA, Gustavo Corsini.

A adoção de ferramentas modernas como o CHASER EW e o FUSÃO EC prepara os cotonicultores para enfrentar os desafios fitossanitários com mais eficácia, elevando a produtividade e mantendo a competitividade do Brasil no mercado global. Essas soluções também garantem a excelência do algodão que chega ao consumidor final.

Serviço: 4º Tour do Algodão IHARA 2025
12 de junho de 2025
Das 6h30 às 18h
Campos de Júlio e Sapezal (MT)

SOBRE A IHARA

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version