SEGS Portal Nacional

Agro

Uniformidade dos lotes ajuda a maximizar a produção e a rentabilidade na avicultura

  • Quinta, 22 Mai 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Fabris
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

AUSTER-AVES-CORTE-ABRIL-FOTO-DIVULGACAO

A uniformidade dos lotes de aves de corte é um importante indicador de desempenho produtivo. Para avaliá-la, diversos parâmetros podem ser considerados, tais como: peso dos ovos, peso e altura das aves, conformação da carcaça, entre outros. De acordo com o médico-veterinário Fabio Zotesso, da Auster Nutrição Animal, o monitoramento contínuo da uniformidade do lote garante o crescimento homogêneo, que favorece os resultados da produção e assegura a rentabilidade da granja.

Diversas fontes, dentre elas a Embrapa e os manuais das linhagens, recomendam uniformidade mínima de 80%. Lotes com uniformidade inferior a 70% são considerados insatisfatórios e podem levar a perdas econômicas significativas. No caso do parâmetro peso, quanto mais aves houver num intervalo de peso correspondente a ±10% do peso médio do lote, mais uniforme esse lote será.

Um dos principais critérios para avaliar a uniformidade é avaliar o desempenho do lote a partir de uma referência fornecida pela empresa de genética para a respectiva idade ou fase de criação. “Quanto mais as aves se aproximam desse padrão mais chances há de obter um lote homogêneo e a produtividade esperada. No entanto, manter essa uniformidade exige a gestão rigorosa em todas as etapas da cadeia produtiva", explica Zotesso.

Esse desafio pode ser observado no decorrer das diversas etapas consecutivas de produção , começando pelas reprodutoras. Diferenças de tamanho entre as matrizes resultam em ovos de tamanho variado, o que afeta diretamente a incubação, dificulta o controle de temperatura e compromete o desenvolvimento dos embriões. Como consequência, nascem pintinhos com pesos desiguais, o que acentua a ocorrência de carcaças de tamanhos distintos. Ao final do processo, isso implica em dificuldades de regulagens nas linhas de abate, tendo impactos negativos para a qualidade, a aparência e o rendimento dos cortes.

Algumas práticas de manejo são fundamentais para promover maior uniformidade nos lotes. Entre elas, destacam-se sexagem, compartimentalização das aves no aviário, controle adequado de temperatura e ventilação, uso de comedouros e bebedouros suplementares para pintinhos, cumprimento rigoroso do programa vacinal e oferta de água potável a temperaturas adequadas. “O consumo de água é cerca de 2 a 2,5 vezes maior que o consumo de ração. Por isso, a qualidade físico-química e microbiológica da água é fundamental para o crescimento e a saúde dos lotes. Remoção de biofilmes nas tubulações, filtração, cloração e acidificação são medidas essenciais para manter a qualidade da água”, complementa o especialista da Auster.

A nutrição também desempenha papel decisivo nesse processo. Os macroingredientes das rações variam de qualidade ao longo do ciclo, sendo indispensável realizar análise bromatológica para garantir que os níveis nutricionais sejam sempre ideais. A Auster Nutrição Animal oferece soluções especializadas, como as linhas Aela, Númia e Novyrate, que auxiliam a modulação da microbiota intestinal, melhoria dos processos metabólicos e aumento da eficiência energética e na maior disponibilidade de nutrientes para as aves. A linha Hydrocare, por exemplo, atua na sanitização da água e dos equipamentos, proporcionando um ambiente mais seguro. “Com tecnologia de ponta, a Auster potencializa a absorção de nutrientes e otimiza os índices produtivos nas granjas, garantindo a máxima rentabilidade para o avicultor”, conclui Fabio Zotesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version