SEGS Portal Nacional

Agro

HORA DE SEMEAR - Calendário de plantio do tabaco passa a ser tema de conscientização no campo

  • Quarta, 09 Abril 2025 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Stülp Kroth
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Calendário de plantio do tabaco vai de 01 de maio a 30 de novembro - Junio Nunes

Entidades representativas se reuniram para definição do calendário de plantio que vai de 01 de maio a 30 de novembro. Janelas de transplante variam de acordo com a região e o tipo de tabaco.

Enquanto a safra 2025/2026 começa a ser planejada pelos produtores de tabaco, as entidades representativas da cadeia produtiva formaram consenso sobre uma mudança cultural necessária no campo: a conscientização sobre o calendário de plantio do tabaco. Esse foi um dos temas discutidos pelo Grupo de Trabalho Qualidade e Inovação, do Fórum Nacional de Integração da Cadeia Produtiva do Tabaco (Foniagro), com o objetivo terminar com os plantios fora de época, cuja prática traz diversas consequências negativas, como proliferação de doenças e pragas. Participaram do encontro representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), de empresas associadas e de entidades representativas dos produtores de tabaco.

“Alguns produtores vêm praticando plantios fora de época como forma de arriscar uma renda adicional, porém acabam prejudicando o solo e a qualidade do tabaco, pois plantios sucessivos da mesma cultura, na mesma área, podem levar ao aumento de pragas e doenças. Por isso, a recomendação é para que o produtor realize o plantio de outra cultura na área ou mesmo o plantio de cobertura para proteção do solo”, comenta o secretário do Foniagro e assessor da diretoria do SindiTabaco, Carlos Sehn.

Para o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, essa é mais uma ação com foco no fortalecimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco. “Esse é um momento de conscientização dos produtores e os orientadores terão papel fundamental no campo, levando a informação e as consequências negativas da prática. A orientação técnica será fundamental para conscientizar sobre o correto manejo do solo visando o aumento da produtividade e qualidade das lavouras. É possível que, no futuro, produtores que insistirem com plantios fora da janela definida não sejam mais registrados pelas empresas”, comenta o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing.

ESCOLHA DAS SEMENTES – Outra ação que tem sido reforçada no campo é a conscientização sobre os riscos das sementes piratas. Por não serem fiscalizadas e não passarem por rigoroso controle de qualidade e sanidade, podem disseminar pragas e doenças para as regiões onde o tabaco é produzido. Além disso, impactam negativamente a produção, seja por prejuízos financeiros ao comprometerem a produtividade e qualidade, mas também na quebra do contrato de integração e risco de não comercialização do tabaco. As entidades estão realizando uma campanha sobre o uso exclusivo de sementes certificadas que passam por um processo rigorosos de controle de produção, assegurando boas taxas de germinação, resistência e tolerância a doenças, bem como uma lavoura mais uniforme, com maior qualidade, produtividade e, por consequência, mais rentável ao produtor. Saiba mais

SOBRE O FONIAGRO – Instituído em 2016, o Fórum Nacional de Integração (Foniagro) é composto pelas entidades representativas dos produtores integrados e das empresas integradoras, e tem por objetivo com definir diretrizes para o acompanhamento e desenvolvimento do sistema de integração e de promover o fortalecimento das relações entre o produtor integrado e o integrador. Fazem parte do Foniagro do Tabaco as Federações de Agricultura dos três Estados do Sul do Brasil (Farsul, Faesc e Faep), as Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag, Fetaesc e Fetaep), a Afubra, o SindiTabaco e empresas associadas.

Sobre o SindiTabaco

Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde 94% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em sinditabaco.com.br

Calendário de plantio do tabaco vai de 01 de maio a 30 de novembro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version