SEGS Portal Nacional

Agro

Irrigação por gotejamento ajuda produtora a superar os desafios do cultivo de café

  • Quarta, 26 Fevereiro 2025 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Divulgação Rivulis

Além de segurança na produção, a cafeicultora Carmen Lúcia, conhecida para muitos como a Ucha do café, se destaca ao conciliar sustentabilidade e inovação na produção de cafés especiais

A indústria cafeeira brasileira está em um momento decisivo. Se por um lado a demanda se mantém aquecida, por outro, a flutuação dos preços no mercado internacional e os impactos relacionados com o clima, desafiam o setor. No cenário global o Brasil, segue como maior produtor mundial do grão mesmo registrando um leve declínio de 1,6% nas exportações no início de 2025. No mercado interno espera-se que os preços dessa commodity nos supermercados aumentem até 25% em 2025. Diante deste cenário de altos e baixos, os produtores enfrentam muitos desafios, porém, há agricultores que têm focado nas oportunidades.

Este é o caso da cafeicultora Carmen Lúcia, mais conhecida como “Ucha”. Ela, que é a terceira geração da família no campo, mantém a tradição e cultura de seus pais e avós, mas foi além e atualmente é referência em tecnologia, inovação e sustentabilidade no cultivo de cafés especiais. Atualmente ela é responsável por gerenciar as fazendas Caxambu e Aracaçu, ambas localizadas na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais. “O café é um trabalho de amor. Não se trata apenas de produzir uma bebida de qualidade, trata-se de honrar o meio ambiente e a comunidade que nos apoia. A sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos”, detalha.

Entre o conjunto de inovações adotadas pela produtora no manejo diário em suas fazendas, destaque para a microirrigação de última geração. Essa tecnologia, que tem o objetivo melhorar a qualidade das colheitas, garante às plantas o fornecimento de água de maneira racional e sustentável ao longo de todo o ciclo produtivo e ainda contribui com a entrega para a indústria de produtos da mais alta qualidade.

A irrigação por gotejamento segundo a produtora, proporcionou uma operação mais precisa, reduzindo o desperdício de água e otimizando o crescimento das culturas. Isso levou a melhorias significativas no rendimento, especialmente para uma parcela de café com dois anos e meio de idade.

Microirrigação e resiliência climática

A microirrigação tem sido fundamental para garantir o desenvolvimento consistente das culturas, apesar dos desafios colocados pelas mudanças climáticas no Brasil. À medida que a indústria cafeeira mundial enfrenta preocupações crescentes sobre o impacto do clima na produção, as lavouras de Ucha tentam mitigar esses riscos. “Com a irrigação por gotejamento podemos responder aos padrões climáticos imprevisíveis que impactam as lavouras de café”, afirma Leandro Lance, Diretor Comercial da Rivulis Brasil.

A produtora acrescenta que notou o impacto positivo dos sistemas de irrigação, particularmente na melhoria da saúde das culturas durante as estações mais secas. “Nossas plantas estão prosperando e a qualidade do nosso café também. “Esse sistema nos permitiu reduzir significativamente o risco de perda de safra durante secas e outros fatores de estresse climático”, reforça a cafeicultora.

Na vanguarda da sustentabilidade

Com olhar voltado para a sustentabilidade, as fazendas de Ucha tornaram-se modelos e referência para outros produtores de café com visão de futuro. “Estamos profundamente comprometidos em preservar o nosso meio ambiente para as próximas gerações. Entretanto, sustentabilidade não se trata apenas de proteger a terra, mas sim, construir um futuro para todos os que dependem das nossas explorações agrícolas – desde os funcionários à comunidade local”, diz a produtora.

Sobre a Rivulis

A Rivulis é líder global em microirrigação, focada em promover uma cadeia de abastecimento agroalimentar sustentável. A empresa oferece soluções de irrigação e, com 80 anos de inovação confiável no campo, possui 22 grandes unidades de fabricação em 15 países, 3.000 funcionários localizados em 35 países, três Centros de P&D (Israel, Califórnia e Grécia) e vários Centros de Design de Projetos de Irrigação ao redor do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version