SEGS Portal Nacional

Agro

BASF e INOCAS assinam acordo para fornecimento sustentável de óleo de macaúba no Brasil

  • Quarta, 11 Dezembro 2024 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligia Cerdeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Parceria entre BASF e INOCAS S.A. inclui compra de óleo de amêndoa de macaúba e óleo de polpa de macaúba. Créditos: INOCAS.

- Acordo contempla compra de óleo de amêndoa (MKO) e óleo de polpa (MPO) para expandir ainda mais o portfólio de base renovável da BASF

- Projeto de colaboração apoia ampliação do programa de cultivo de macaúba da INOCAS
- BASF se reserva o direito de adquirir uma participação na INOCAS no futuro

A BASF e INOCAS S.A. (Innovative Oil and Carbon Solutions) assinaram um Acordo de Fornecimento de longo prazo, incluindo compra de óleo de amêndoa de macaúba e óleo de polpa de macaúba e opções para adquirir ações da INOCAS no futuro. A parceria inclui, além de um projeto em pesquisa e desenvolvimento, o financiamento dos planos da INOCAS de expandir sua produção de óleo de macaúba no Brasil em escala industrial, fortalecendo a posição do país na bioeconomia.

A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma árvore nativa do Brasil e está adaptada a condições semiáridas e solos pobres. Os frutos podem ser processados em óleo de polpa, óleo de amêndoa e biomassa residual. Desde 2015, a INOCAS desenvolveu, implementou e aperfeiçoou um modelo inovador para cultivar macaúbas em pastagens degradadas, melhorando a qualidade e a produtividade do solo. Com base em sua sólida propriedade intelectual e experiência, a empresa tem como objetivo plantar pelo menos 50 mil hectares da planta em parceria com pequenos agricultores até 2030. Esse sistema apoia a agricultura regenerativa, combinando silvicultura e pecuária sem mudança no uso da terra. Ele tem impactos positivos na qualidade do solo, no controle da erosão e na biodiversidade. As parcerias agrícolas com pequenos agricultores têm como objetivo melhorar os meios de subsistência de suas famílias.

A INOCAS fornecerá à BASF tanto o óleo da amêndoa quanto o da polpa. O óleo da amêndoa será utilizado no Brasil e Europa para os portfolios de Personal e Home Care. Os primeiros volumes comerciais estarão disponíveis a partir de 2025. "Como um dos principais fornecedores de ingredientes para Personal e Home Care, nossa divisão Care Chemicals está comprometida em garantir e diversificar seu fornecimento de matérias-primas sustentáveis. Uma parte significativa de nossos produtos é derivada de fontes renováveis, como óleos naturais", diz Mary Kurian, presidente de Care Chemicals da BASF. "Junto com nossos clientes, estamos nos esforçando para obter fontes sustentáveis, proteger os ecossistemas e promover práticas sustentáveis. O óleo da amêndoa de macaúba representa uma nova oportunidade sustentável nesse esforço".

O óleo da polpa pode ser processado para produção de bio-nafta, que pode ser usada para produzir polímeros, solventes, detergentes, lubrificantes, fibras sintéticas, combustíveis e outras aplicações. O fornecimento regular de óleo de polpa de macaúba como matéria-prima alternativa para substituir os recursos fósseis terá início em 2027. O uso do óleo de polpa de macaúba em seu pool de bio-nafta e em seu portfólio de balanço de massa permitirá que a BASF ofereça mais produtos baseados em matérias-primas renováveis e com uma pegada de carbono (PCF) menor para seus clientes.

"Após nossa trajetória de desenvolvimento de dez anos, a parceria estratégica com a BASF nos permitirá agora ampliar rapidamente nossas atividades, gerando significativos impactos sociais, ambientais e climáticos positivos, aumentando a produtividade de terras degradadas, expandindo o habitat para a fauna nativa e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas", afirma Johannes Zimpel, CEO da INOCAS.

Sobre a BASF

Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

Sobre a INOCAS

A INOCAS S.A. é uma empresa brasileira, de origem alemã e brasileira, criada em 2015 com a visão de revolucionar o mercado global de óleos vegetais por meio do desenvolvimento da macaúba como uma alternativa verdadeiramente sustentável e escalável aos óleos atualmente insustentáveis, e foi apoiada com financiamento inicial do Banco Interamericano de Desenvolvimento com recursos do Fundo de Investimento Climático. Com plantações de macaúba em 90 fazendas em três diferentes biomas brasileiros, a INOCAS possui atualmente uma forte propriedade intelectual e a mais longa e ampla experiência prática nesse segmento. A INOCAS tem como objetivo regenerar pelo menos 50.000 hectares de pastagens degradadas com Macaúba. O sistema agrossilvipastoril desenvolvido pelo INOCAS integra a macaúba à pecuária e à agricultura, transformando terras que antes tinham produtividade muito baixa. Isso proporciona fontes adicionais de renda para os agricultores e neutraliza a pressão sobre as florestas nativas.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version