SEGS Portal Nacional

Agro

Agricultura regenerativa: uma estratégia para proteger as abelhas e garantir o futuro do planeta

  • Quarta, 27 Novembro 2024 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ORIGEO-Agricultura-regenerativa-e-abelhas-Credito-MarianAnbu-Pixabay

A integração de práticas regenerativas e o uso correto de insumos agrícolas contribuem para assegurar a sobrevivência das abelhas

Poucos sabem, mas abelhas são fundamentais para garantir a segurança alimentar do planeta. Esses pequenos insetos são importantes polinizadores e contribuem para o ciclo de produção agrícola – incluindo vegetais, frutos e sementes – ter mais qualidade e produtividade.  De acordo com a Embrapa, as abelhas respondem por mais de 75% da polinização, além de atuar na maioria das plantas. No entanto, diversos fatores, como mudanças climáticas, aquecimento global e uso incorreto de produtos químicos na agricultura, podem colocar em risco a sobrevivência das abelhas.

"Segundo estudos, a polinização influencia a produtividade das lavouras e a integração entre a soja e as abelhas, por exemplo, pode aumentar a produtividade em até 25%. Proteger as abelhas é uma questão ambiental e uma estratégia essencial para garantir a eficiência agrícola e a sustentabilidade do setor. A boa notícia é que a agricultura regenerativa com ênfase em boas práticas agrícolas proporciona diversos benefícios, os quais contribuem significativamente para a proteção das abelhas e demais polinizadores", afirma Carla Salustiano, Coordenadora de Sustentabilidade da ORÍGEO.

A ORÍGEO, joint venture de Bunge e UPL, fornece soluções sustentáveis e técnicas de gestão de ponta a ponta para agricultores do Cerrado. A empresa defende a agricultura regenerativa, pela qual os produtores adotam plantio direto, técnicas de cultivo de cobertura e rotação de culturas, integração lavoura-pecuária-floresta, entre outras práticas, para criar um ambiente mais equilibrado e saudável para todos. "Essa combinação de iniciativas sustentáveis atrai uma variedade de polinizadores, melhorando a resiliência dos ecossistemas agrícolas. Além disso, a agricultura regenerativa incentiva a criação de corredores de polinização, faixas de vegetação natural que conectam habitats isolados. Esses corredores fornecem rotas seguras para as abelhas se locomoverem e se alimentarem", completa a especialista.

O uso correto e seguro de defensivos agrícolas também é fundamental para não causar problemas às abelhas. "É de grande importância que os produtores sigam as regras de aplicação para minimizar os impactos negativos. Existem programas, como o Aplique Bem, criado pelo Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a UPL, que ensina os agricultores a usarem corretamente os defensivos, além de promover a proteção ambiental e a saúde humana", explica Carla.

A agricultura regenerativa e o uso correto de insumos agrícolas são estratégias complementares que podem proteger as abelhas e garantir a sustentabilidade da agricultura. "O investimento em iniciativas positivas, como o Aplique Bem e o Programa de Agricultura Regenerativa, ajudam a promover práticas que beneficiam tanto os agricultores quanto os polinizadores. Da mesma forma, fortalecem a biodiversidade e a saúde do solo, criando ambientes mais favoráveis e possibilitando combinar a sustentação das culturas com a conservação das abelhas e o aumento da eficiência produtiva e a sustentabilidade", finaliza a coordenadora.

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version