SEGS Portal Nacional

Agro

Altas temperaturas influenciam desempenho das aves. Manejo adequado ajuda a manter a produtividade, alerta especialista

  • Terça, 19 Novembro 2024 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

MCASSAB-Altas-temperaturas-influenciam-desempenho-das-aves-Manejo-adequado-ajuda-a-manter-a-produtividade-alerta-especialista-Foto-Divulgacao

As mudanças de temperatura também afetam as aves. A chegada da primavera representa o prenúncio de calor elevado e é motivo de alerta para os avicultores. “Temperaturas altas, principalmente quando combinadas com baixa umidade do ar, afetam diretamente a produtividade das aves. Para minimizar esses impactos, é essencial ajustar o manejo com foco na manutenção da saúde da eficiência produtiva na granja”, explica Guilherme Pimenta, analista técnico comercial de Aves da MCassab Nutrição e Saúde Animal.

O primeiro ponto de atenção é o manejo pré-alojamento. “O resultado econômico da produção avícola começa no intervalo entre os lotes. O manejo adequado da cama, a limpeza e desinfecção do aviário/núcleo, bem como manutenção preventiva e realização de testes dos equipamentos são fundamentais. O dimensionamento correto do pinteiro também é indicado para garantir o conforto das aves e minimizar a competição por comedouros e bebedouros, fatores que impactam diretamente o desempenho”, esclarece Guilherme.

O transporte das aves até o aviário e o tempo de alojamento também são pontos de atenção em termos de estresse térmico. Caminhões bem equipados e equipe ágil e treinada para realizar o alojamento rapidamente são recomendados.

Durante a fase de alojamento, é necessário proporcionar conforto térmico adequado para os pintinhos, sob pena de comprometer a produtividade. “As temperaturas do ambiente e da cama devem estar ajustadas, assim como oferecer ar de boa qualidade, fácil acesso à água e ração balanceada”, enfatiza o especialista.

Outro fator importante é a estratégia nutricional adotada durante o período de calor. Determinados manejos nutricionais podem ser adotados. De acordo com o analista, “a adequação das fontes energéticas e ácidos graxos nas dietas ajuda a compensar a baixa ingestão de outros nutrientes, decorrentes da alteração da fisiologia do apetite. Além disso, a menor produção de calor durante a digestão de gorduras, quando comparado às proteínas, contribui para o conforto térmico das aves. A suplementação de vitaminas, minerais, aminoácidos e probióticos em água ou via ração também são boas alternativas para minimizar os impactos do estresse térmico. Outra medida utilizada com sucesso é a administração de produtos à base de óleos essenciais, opção que promove sensação de frescor nas altas temperaturas e ainda melhora a função respiratória das aves.”

Sobre a MCassab

O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 95 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version