SEGS Portal Nacional

Agro

Mesmo com 39% menos áreas plantadas, produtores de feijão no Brasil aumentam produção em 30%

  • Quinta, 24 Outubro 2024 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Netafim

No cenário agrícola brasileiro, o cultivo de feijão, uma das leguminosas mais importantes para o país, tem se transformado de forma expressiva. Embora a área plantada tenha sofrido uma queda significativa ao longo dos últimos anos, a produção do grão aumentou consideravelmente, impulsionada pela adoção de novas tecnologias.

De acordo com a Embrapa, entre 1974 e 2021, a área plantada de feijão no Brasil diminuiu 39%, mas, surpreendentemente, o volume colhido aumentou em 30%. Isso se deve aos benefícios do avanço tecnológico, que tornou as lavouras de feijão mais produtivas. Naquele mesmo período (1974-2021), a produtividade física média do feijão teve um incremento de 113%.

A irrigação por gotejamento é uma das tecnologias que têm sido fundamentais para esses resultados, otimizando o uso da terra e dos recursos hídricos, e permitindo que os agricultores colham mais feijão sem a necessidade de expandir as áreas cultivadas. Warlen Pires, especialista agronômico da Netafim, destaca a importância da fertirrigação para o sucesso das lavouras. “Com a fertirrigação, conseguimos fornecer e nutrientes diretamente na raiz da planta, aproveitando cerca de 90% da água utilizada e otimizando o uso de fertilizantes. Isso tem sido essencial para melhorar a produtividade do feijão, especialmente em áreas onde a terra cultivada está diminuindo”, afirma Pires.

A agricultura empresarial tem dominado a produção de feijão no Brasil, respondendo por 76,9% da produção total. A agricultura familiar atende ao restante da produção sendo feijão preto 41,8%; feijão de cores 11,6%; feijão fradinho 34,4% e feijão verde 55,6%. A produtividade no Nordeste, onde a agricultura familiar é predominante, atinge uma média de 480 kg/ha, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste, com maior presença de sistemas de irrigação, as médias alcançam 2.178 kg/ha e 1.795 kg/ha, respectivamente, mostrando a diferença de eficiência.

Além de aumentar a produtividade, a irrigação por gotejamento também ajuda a reduzir custos de produção, como aponta Pires. “Com o uso da irrigação por gotejamento subterrâneo, é possível evitar doenças que prosperam em microclimas úmidos, o que reduz a necessidade de defensivos agrícolas. Em uma propriedade em Paraúna, o produtor alcançou uma média de 60 sacas por hectare, economizando na aplicação de fungicidas”, relata o especialista.

O cultivo de feijão, embora desafiador devido à sua alta demanda hídrica e os custos de produção elevados, tem se beneficiado de inovações como a irrigação por gotejamento, que contribui para o uso eficiente da água, diminui a necessidade de expansão de terras e eleva a sustentabilidade do processo produtivo. A Netafim, pioneira nessa tecnologia, tem auxiliado produtores a superar esses desafios, oferecendo soluções personalizadas que permitem uma maior eficiência na utilização de recurso importante como água e nutrientes.

Enquanto a área cultivada com feijão continua a diminuir no Brasil, a produtividade crescente demonstra que o futuro do cultivo da leguminosa está diretamente ligado à adoção de novas tecnologias e à otimização dos recursos já disponíveis. A irrigação por gotejamento, portanto, não é apenas uma solução para o presente, mas uma estratégia para garantir a sustentabilidade e competitividade do feijão no mercado global.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há quase 60 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version