SEGS Portal Nacional

Agro

Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas

  • Quarta, 09 Outubro 2024 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Fabris
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

. Períodos que antecedem e sucedem o parto precisam de manejo nutricional diferenciado

. Ajuste na dieta evita ganho de peso excessivo, não desejado nesse período

. Inclusão de nutrientes especiais contribuem para o sucesso na transição

O período de transição das vacas leiteiras, que compreende 21 dias anteriores e posteriores ao parto, representa um dos momentos metabólicos mais críticos para a manutenção da saúde e da produtividade dos animais. É durante essa fase que ocorre o chamado balanço energético negativo, com ocorrência de imunossupressão e inflamação. “O balanço é consequência da baixa ingestão de matéria seca pelas fêmeas, incluindo liberação de corpos cetônicos e ácidos graxos não esterificados. Isso é sinal de que o corpo está degradando lipídios para produzir energia para os tecidos devido aos baixos níveis de glicose”, explica o zootecnista Rafael Cardenas, da Auster Nutrição Animal.

Em contrapartida ao período de transição, ao final da lactação os animais tem maior propensão para ganho de peso em excesso – resultado da queda pela demanda de nutrientes para produção de leite. Sem o ajuste da dieta, o animal segue ingerindo a mesma quantidade de alimentos e o corpo passa a estocar boa parte da energia em tecido corporal. Ajustes nutricionais minimizam esse cenário que compromete a produtividade nas fazendas leiteiras. O objetivo é reduzir o intervalo entre os partos e os Dias em Lactação (DEL) das vacas, evitando, assim, a permanência prolongada no rebanho e o emprenhamento tardio.

Para reduzir a presença excessiva de corpos cetônicos no organismo, o ajuste nutricional deve ter como meta reduzir o escore de condição corporal para 3,25 a 3,50 de escore ao parto. A suplementação de cromo também é ideal para evitar a resistência à insulina. Já a colina apresenta-se como um nutriente essencial para a exportação de gordura do fígado, evitando piora do quadro de esteatose hepática moderada ou severa no pós-parto. “Nesse período, historicamente seis a cada dez animais desenvolvem altos níveis de gordura no fígado. Por isso, a colina deve ser incluída na suplementação, já que estudos apontam para sua eficácia também para a redução de casos de cetose, mastite e morbidade”, completa Rafael Cardenas.

De acordo com evidências destacadas pela Universidade de Cornell (EUA), nesse período é fundamental adotar tecnologias nutricionais, como a administração de aditivos alimentares. A monensina, por exemplo, aumenta a produção de propionato, que está ligado à elevação da geração de glicose no sangue, enquanto a colina atua na proteção do fígado. “Além desses ajustes nutricionais, outros fatores têm relevância para a produtividade, como conforto e bem-estar, com descanso, cama, água, ventilação e aspersão, principalmente em períodos mais quentes do ano”, finaliza o zootecnista.

A Auster Nutrição Animal, empresa 100% brasileira com foco na nutrição de alta qualidade e tecnologia, conta com equipe técnica altamente profissional e especializada a campo para orientar os produtores de leite a proporcionar saúde e produtividade. A Auster une a prestação de serviços de qualidade ao desenvolvimento e fornecimento de soluções nutricionais inovadoras ao mercado de nutrição animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version