SEGS Portal Nacional

Agro

Da concepção à desmama: estratégias essenciais para a produção de bezerros de qualidade

  • Quarta, 20 Dezembro 2023 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphaela Candido
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Trouw-Nutrition-Da-concepcao-a-desmama-estrategias-essenciais-para-a-producao-de-bezerros-de-qualidade-Foto-Divulgacao

Especialista afirma que o sucesso do rebanho começa no planejamento da estação de monta

Em busca de uma atividade de cria com boa margem financeira e competitividade com demais atividades do setor, recomenda-se atenção em alguns pontos. Nesse cenário, é essencial que as matrizes produzam bezerros com bom potencial produtivo. É o que explica o consultor técnico da Trouw Nutrition, Rodrigo Cistolo Lopes, que entende que a adoção de modernas tecnologias e o bom planejamento da estação de monta são fundamentais para a obtenção de sucesso.

“Os bezerros do cedo – como são chamados os animais gerados no começo da estação das águas – apresentam melhor desenvolvimento, peso à desmama e ganho de peso nas fases subsequentes. Isso porque as vacas que emprenham no início da estação de monta, passam boa parte da gestação em períodos com grande precipitação e pastagem de qualidade. Portanto, contam com maior disponibilidade de forragem e nutrientes no pasto, que favorecem a maior produção de leite”, detalha o especialista.

A estação de monta leva as vacas à reprodução em um período específico do ano – o que aumenta a eficiência produtiva do rebanho. O objetivo é gerar bezerros de qualidade para recria e engorda, o que também contribui para a formação de lotes uniformes, que melhoram o controle e o gerenciamento do rebanho. Isso, por sua vez, eleva o poder de negociação do pecuarista e a competitividade no mercado.

“Esse período deve ocorrer na época de maior disponibilidade de forragem de qualidade e ter duração média de 90 a 120 dias. Além disso, é no terço médio da gestação que ocorre a formação de fibras musculares. Então, se nesse período ocorrer restrição alimentar, o bezerro terá menor quantidade de fibras musculares ao nascimento. Como resultado, seu crescimento muscular será irregular e ele apresentara menor desempenho ao longo da vida”, complementa Rodrigo Cistolo Lopes.

Outro ponto é que o bezerro do cedo terá acesso a pasto de águas, por volta do terceiro mês de vida – período em que o animal necessitará de nutrientes via pasto, visto que o leite materno deixa de ser capaz de satisfazer todas as suas exigências nutricionais. Por consequência, isso se reflete no bom desempenho e em melhores índices produtivos, o que torna a fase de cria economicamente competitiva em comparação com as demais fases da pecuária.

No entanto, de acordo com Lopes, o sucesso não se resume somente ao planejamento da estação de monta. “O controle da saúde e a nutrição adequada das matrizes, além de local de parição seco e oferta adequada de forragem, suplementação mineral e água de qualidade, colaboram com a cria de um bezerro com qualidade superior. Além disso, a cura do umbigo dos bezerros e a ingestão precoce de colostro evitam inúmeras infecções”, acrescenta o consultor técnico da Trouw Nutrition.

Com o objetivo de contribuir com o sucesso da pecuária de corte, a Trouw Nutrition oferece um portfólio abrangente e adaptável às diversas realidades dos sistemas de produção. “Fornecemos suplementos minerais, protéicos, protéico-energéticos e núcleos minerais, todos elaborados com precisão, indicados para todas as categorias da fase de cria. Para mais informações sobre produtos e planos nutricionais, consulte a equipe técnica e comercial”, finaliza o consultor técnico da Trouw Nutrition, Rodrigo Cistolo Lopes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version