SEGS Portal Nacional

Agro

Santana do Araguaia (PA) avalia mais de 400 animais na 27ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023

  • Sexta, 08 Dezembro 2023 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ACNB-Santana-do-Araguaia-PA-avalia-mais-de-400-animais-na-27-etapa-nacional-do-Circuito-Nelore-de-Qualidade-2023-foto-divulgacao

A 31ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023 ocorreu no dia 17 de novembro na unidade Friboi em Santana do Araguaia (PA), marcando a 27ª etapa realizada no Brasil neste ano. No evento, 422 animais foram avaliados, dos quais 350 eram machos não castrados e 72 fêmeas e contou com 10 pecuaristas participantes. Nesta etapa, a organização ficou a cargo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e o Frigorífico Friboi. A Matsuda Sementes e Nutrição Animal ofereceu apoio ao evento.

“Os pecuaristas são os verdadeiros protagonistas, que fazem deste evento um sucesso etapa após etapa. A participação ativa dos criadores não só eleva o nível dos animais, mas também impulsiona a qualidade genética e a produção de carne Nelore em todo o Brasil”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.

Miranda reconhece e valoriza o esforço e a paixão dos pecuaristas. “A ACNB se orgulha de estar ao lado desses dedicados profissionais, incentivando e reconhecendo o papel crucial que desempenham na construção de um setor pecuário inovador. ”

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Entre os machos avaliados, 73% desses animais apresentavam até dois dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade. Além disso, 81,5% dos machos registraram um peso superior a 18 arrobas, com uma média de 19,5 arrobas.

Marco Antônio Gil, da Fazenda Guadalupe (Santa Maria das Barreiras/PA), recebeu a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi concedida a Cláudia Nicchio, da Fazenda Caropa (Cumaru do Norte/PA). Alysson Soares Siqueira, da Fazenda Uberaba (Santana do Araguaia/PA), conquistou a Medalha de Bronze.

Além disso, Rubens Eduardo Sauer Marcondes Pereira, da Fazenda São João Batista (Santana do Araguaia/PA) foi premiado com a Medalha de Ouro, com seu Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Na categoria de Fêmeas, 57% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando idade de aproximadamente 2 anos. Além disso, 74% das fêmeas registraram um peso superior a 13 arrobas, com uma média de 14 arrobas. Destaca-se que todas as fêmeas submetidas à avaliação foram terminadas em pastagens.

Paulo Henrique Goulart Fernandes Dias, da Fazenda Paraporá II (Cumaru do Norte/PA), conquistou a Medalha de Ouro, enquanto Valter Rodrigues Minari, do Sítio Nossa Senhora Aparecida (Cumaru do Norte/PA), recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi concedida a Elaine Gunnar Souza Costa, da Chácara Celwales (Santana do Araguaia/PA).

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version