SEGS Portal Nacional

Agro

Calendário sanitário personalizado é essencial para o sucesso no controle de parasitas e enfermidades do rebanho bovino

  • Sexta, 10 Novembro 2023 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito Divulgação

As diferenças climáticas entre as cinco regiões dificultam o controle de parasitas e enfermidades dos bovinos. “Ao mesmo tempo em que o Norte e o Centro-Oeste do Brasil têm alta temperatura e clima seco, o Sul e até o Sudeste podem estar enfrentando, no mesmo dia, períodos de inverno e alta umidade. Essa variação entre as regiões reflete-se em desafios sanitários distintos, já que os endo e ecto parasitas se desenvolvem em determinados tipos de ambiente”, explica Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

“Não existe receita pronta para o planejamento sanitário do rebanho. Não basta o pecuarista utilizar determinada solução ou adotar estratégia somente porque o outro pecuarista usa com sucesso. A realidade das fazendas é bem diferente e o produtor que não entende isso perde muito dinheiro utilizando medicamentos no timing errado e destinando esforços sem ao menos saber que tipo de parasita infesta o seu rebanho”, destaca Oliveira.

O calendário sanitário personalizado é a principal ferramenta recomendada para planejamento nas fazendas. Com ele, é possível ser mais assertivo no combate às enfermidades – pois a partir do momento em que são identificados os parasitas o pecuarista pode selecionar a solução que atuará diretamente contra o carrapato, mosca ou verme. Oliveira ressalta que “o aplicativo de gestão sanitária Sanivet, desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, ajuda a deixar o calendário ainda mais efetivo”.

“Sanivet deve ser alimentado com informações da fazenda e é uma ferramenta importante a ser trabalhada junto ao responsável técnico da propriedade. A partir destes dados, ele gera relatórios valiosos ao pecuarista, como de sanidade, nutrição e gestão da propriedade. Com os relatórios, o produtor entende o custo de medicamentos por animal e o total do investimento a se fazer para todo o rebanho”, informa o gerente. O calendário sanitário entra no planejamento da fazenda como uma ferramenta de prevenção.

O desenvolvimento do calendário com Sanivet é feito por representantes da Vetoquinol. Médicos veterinários e zootecnistas da companhia vão às fazendas divulgar boas práticas de manejo e auxiliar o pecuarista a preparar o manejo sanitário de acordo com sua realidade.

Com a alimentação periódica de informações da fazenda, o Sanivet produz um histórico do combate às enfermidades – o que permite entender os problemas mais recorrentes na propriedade. Além disso, os relatórios indicam o nível de eficácia das soluções utilizadas para o controle dos parasitas. Com a visita da Vetoquinol às fazendas, também há capacitação da equipe para lidar com a sanidade de forma correta, seguindo os procedimentos mais eficazes.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version