SEGS Portal Nacional

Agro

Pesquisa investiga o cenário de investimento tecnológico do agronegócio brasileiro

  • Sexta, 14 Julho 2023 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Estudo realizado pelo TEC Institute e publicado pela MIT Technology Review Brasil revela que 5G, IoT e Analytics e Big Data são as techs com maior intenção de investimento do Agro Brasileiro

A MIT Technology Review Brasil, em parceria com o Cubo Agro do Itaú, divulga a pesquisa Emerging Technologies Agro - 2022, realizada pelo TEC Institute. Os resultados apresentados são importantes para antecipar as tendências tecnológicas e suas viabilidades de aplicação no cenário de investimento digital do agronegócio brasileiro. Além disso, a partir da elaboração de referências, os líderes do setor poderão ter melhor embasamento para suas decisões de investimento no segmento.

Segundo o estudo, a preferência do setor primário brasileiro (produtores rurais, agricultores e pecuaristas) são os aportes para o desenvolvimento da tecnologia 5G e internet das coisas, também conhecida como IoT (com nota de 4,27). Seguida por georreferenciamento e cartografia digital e meteorologia digital (4,13) em segundo e terceiro. As notas variam numa escala de 1 a 5, sendo o três considerado neutro.

Completam a lista interfaces naturais e assistentes virtuais (3,4), blockchains (3,38) e Digital Twins (3,18). De acordo com André Miceli, CEO da MIT Tech Review Brasil, o fato do 5G estar na primeira posição da lista com maior intenção de investimento do setor primário revela que:” A pesquisa é fundamental para que se conheça o caminho traçado por empresas de referência no investimento em tecnologia e inovação, além de servir de guia para que todo o mercado faça escolhas acertadas no sentido de desenhar sua estratégia nessa jornada”.

O estudo também mediu as intenções do setor secundário (agroindústrias e fabricantes de insumos). A primeira posição é ocupada pelos analytics e big data (4,26), seguido por conectividade 5G e internet das coisas (4,25) e inteligência artificial e aprendizado de máquina (4,14). Blockchain (3,54), interfaces naturais (3,46) e Digital Twins (3,09) ficaram com nota neutra, de acordo com a escala Likert.

“Os setores primário e secundário da agroindústria brasileira têm necessidades diferentes, por isso vemos a inclusão de temas que foram medidos (Analytics e Big Data). Analisando esses dados, podemos concluir que as tecnologias com maior intenção de investimento tem correlação. Por exemplo, quanto mais investimento em Analytics e Big Data mais se investe em Cloud computing,cibersegurança e, obrigatoriamente, 5G. Isso acontece porque os sistemas precisam de uma conexão melhor para desempenharem seu papel da maneira correta”, analisou Miceli.

A pesquisa revelou que outras techs vêm ganhando destaque no setor. Entre elas, o EOS earth observation system (satélites de observação da terra), drones e veículos autônomos, metaverso, combustível e energia alternativa, hidrogênio verde, biotech e nanotech, biobased resíduos, fenotipagem digital, proteínas alternativas e tokenização de ativos.

Para obter os dados, foram aplicados 200 questionários estruturados on-line aplicados a representantes dos setores primário e secundário e de vários segmentos do agronegócio. O resultado foi determinado pela média aritmética de todas as respostas com os valores correspondentes. A análise das respostas foi realizada por meio de estatística descritiva, buscando correlações entre as variáveis avaliadas, de forma a investigar as razões para o investimento e para a não intenção de investir nas tecnologias. Além disso, foram entrevistadas 16 lideranças do setor com o auxílio de questionários semiestruturados. Os resultados foram compilados de forma a propiciar reflexões complementares para o tema.

De acordo com Rafael Coimbra, diretor do TEC Institute e editor-executivo da MIT Technology Review, a pesquisa é importante porque oferece um vislumbre do que o setor pode esperar em termos de investimento em tecnologia: “Uma das formas de identificar tendências de longo prazo é seguir o caminho dos investimentos. No caso das tecnologias emergentes, a pesquisa mostra que o futuro será desenhado pela combinação entre elas, a partir de movimentos que estão sendo feitos, no presente, pelos líderes do setor agropecuário”

Divisão da Intenção de investimento por segmento do agro

O estudo também detalhou as intenções de investimento dos setores da agroindústria brasileira. Para isso, elencou-se a que obteve a maior e a menor nota nos questionários aplicados e nas entrevistas.

Açúcar e álcool:

Georreferenciamento e cartografia digital - 4,52

Digital Twins - 2,57

Adubo, defensivos ou sementes/insumos

Analytics e big data: 4,38

Digital twins: 3,21

Algodão e Grãos:

Georreferenciamento e cartografia digital:4,23

Digital Twins: 3,15

Café:

Georreferenciamento e cartografia digital: 4,82

Digital Twins: 3,27

Proteína animal:

Georreferenciamento e cartografia digital: 4,60

Digital Twins: 3,15

Leite e derivados:

Georreferenciamento e cartografia digital: 4,53

Digital Twins: 2,93

Madeira e celulose:

Georreferenciamento e cartografia digital: 4,78

Digital Twins: 3,22

Máquinas e Equipamentos:

Conectividade 5G e internet: 4,52

Digital Twins: 2,76

Óleos, farinhas, e equipamentos

Inteligência artificial e aprendizado de máquina: 4,67

Visão computacional (RA/RV): 3,33

Revenda de Máquinas:

Analytics e Big Data: 4,40

Interfaces Naturais assistentes virtuais: 2,90

Têxtil:

Inteligência artificial e aprendizado de máquina: 4,67

Digital Twins: 3,33

FLV (Frutas Legumes e Verduras)

Meteorologia Digital: 4,50

Digital Twins: 2,90

Cooperativas e Distribuidores:

Analytics e Big Data: 4,62

Digital Twins: 3,29

Sobre a MIT Technology Review Brasil:

Lançada no país em outubro de 2020 com proposta inovadora no cenário editorial brasileiro, a MIT Technology Review é referência no Jornalismo de autoridade em tecnologia. A reputação da MIT Technology Review deriva de seus 121 anos de tradição de relatórios sobre novas tecnologias e do seu relacionamento exclusivo com a principal universidade do mundo em pesquisa e inovação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version