SEGS Portal Nacional

Agro

Cascudinho é responsável por mais da metade dos quadros de salmonelose em frangos de corte

  • Quarta, 26 Abril 2023 18:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O cascudinho é um dos responsáveis pela transmissão de salmonelas em frangos de corte e seis a cada dez quadros de salmonelose na produção de frangos de corte são transmitidos por ele, comprovam dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Esse besouro, cujo nome científico é Alphitobius disperinus, transmite a bactéria causadora dessa doença – e de muitas outras –, comprometendo a saúde dos animais, a rentabilidade do produtor e a segurança dos alimentos.

Masaio Mizuno Ishizuka, Professora Titular Sênior da Universidade de São Paulo, menciona que este besouro é um dos maiores entraves no contexto da avicultura de corte moderna. “Além de bactérias, principalmente as entéricas, é também vetor de vírus e fungos – agentes infecciosos que contaminam a cama e a ração dos animais, que atuam como vias de transmissão de doenças, e se disseminam rapidamente desencadeando a ocorrência de doenças com consequente redução do desempenho produtivo”. Convém mencionar que os cascudinhos proliferam na cama dos frangos de corte, pois encontram condições favoráveis de umidade e temperatura.

“Os cascudinhos são aparentemente inofensivos, tendo em vista seu pequeno tamanho, porém a rápida reprodução na cama pode comprometer um lote inteiro de frangos de corte. Consequentemente, ainda que o intervalo entre os ciclos de uma granja seja de apenas 42-45 dias, é importante que os produtores invistam no controle desta praga durante o alojamento para controlar a ocorrência de doenças por ela transmitida”, afirma a renomada doutora em saúde animal”.

“Uma das soluções tradicionalmente empregadas para controlar a população do inseto é manter as medidas de biosseguridade com ênfase na aplicação de inseticidas durante o período do vazio, ou seja, após a saída das aves. Estes inseticidas pertencem aos grupos químicos piretróides e organofosforados, que são aplicados no vazio sanitário em razão da toxicidade para aves”.

“Considerando que essa praga se prolifera na cama durante a fase de alojamento, compostos ativos naturais, como a metilxantina/cafeina – derivada do cacau, mate e café –, são excelentes alternativas com ênfase na característica de não apresentar toxicidade para os animais”, ressalta a dra. Masaio”.

Em face destas considerações, a MCassab Saúde e Nutrição Animal desenvolveu BioPac Cid®, solução natural que auxilia o controle eficaz e eficiente das formas larval e adulta do cascudinho. O produto oferece um diferencial, pelo fato de a metilxantina/cafeína adicionalmente apresentar propriedades secantes da cama dos frangos de corte. “Esta característica do produto é importante, considerando-se que a umidade da cama é responsável, entre outras causas, pelo comprometimento da saúde dos pés das aves, comprometendo sobremaneira sua exportação”, finaliza Masaio Mizuno Ishizuka.

Sobre a MCassab - O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 94 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano mais de 3.000 diferentes produtos e tem faturamento anual de R$ 2,65 bilhões (dados de 2021). O grupo possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia, é um dos cinco maiores empreendimentos de piscicultura do Brasil e exporta para sete países, inclusive os Estados Unidos. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cuja íntegra é acessível pelo link: https://bit.ly/3iIbESu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version