SEGS Portal Nacional

Agro

Chuva e calor representam combinação perfeita para aumento de mastite, doença que causa o maior prejuízo econômico à pecuária de leite

  • Quarta, 11 Janeiro 2023 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FERNANDA MEDEIROS
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Especialista da Pearson Saúde Animal alerta para a alta incidência da doença, causada por mais de 100 bactérias e disseminada pelo país.

A pecuária de leite é uma atividade de ciclos e enfrenta altos e baixos periodicamente, o que exige boa gestão – inclusive sanitária – para não comprometer a rentabilidade de um momento para outro. No campo da saúde, os inimigos são vários e os problemas podem ocorrer devido a diversos fatores, incluindo a chegada de chuvas e do tempo quente. Segundo o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal, esse é o período em que a mastite começa se torna ainda mais frequente nas propriedades leiteiras.

“Com o calor, vem a chuva e o consequente aumento de umidade. É o cenário perfeito para a ocorrência de mastite ambiental, quando os animais ficam mais suscetíveis à contaminação das bactérias presentes nas fezes e urina e, como o nome diz, a transmissão é feita do meio ambiente para o animal. Aqui, a atenção precisa ser redobrada, especialmente no parto e início da lactação”, explica Vechiato.

A mastite é uma inflamação da glândula mamária. A doença é causada por cerca de 100 diferentes bactérias e é o mais importante problema econômico da pecuária leiteira. “De acordo com dados da Embrapa, a mastite provoca redução de até 42% na produção de leite. O prejuízo financeiro da propriedade é enorme”, alerta o veterinário da Pearson.

Há dois tipos de mastite: contagiosa e ambiental, de acordo com a bactéria e o modo de transmissão. A contagiosa é mais frequente durante a lactação e ocorre por falta ou má higienização na ordenha. Ela é transmitida de um animal para o outro pelos equipamentos de ordenha contaminados ou até mesmo pelas mãos dos profissionais. A enfermidade é classificada como mastite clínica, que apresenta sinais da infecção no leite no úbere infectado – grumos e pus, e mastite subclínica, mais difícil de identificar porque não apresenta sinais clínicos no leite. A realização periódica do CMT (Califórnia Mastite Teste) e o teste da caneca são essenciais para rápida identificação no rebanho e por isso devem ser realizados rotineiramente.

“O manejo adequado do rebanho e a frequente higienização do ambiente contribuem para reduzir significativamente a proliferação dos agentes transmissores da mastite. É importante que o produtor de leite também monitore constantemente os animais para, quando detectar a contaminação, possa agir rapidamente”, recomenda Thales Vechiato.

Como toda infecção, a mastite vem acompanhada de inflamação dos úberes. Produtos com princípios ativos que associam antibióticos e anti-inflamatórios são os mais eficientes para o tratamento. É o caso de Newmast, formulado com Flumetasona, Neomicina e Espiramicina, que aumenta o espectro de ação e atua sobre os principais agentes causadores de mastite em bovinos. “O uso de medicamentos resolve o problema, porém é preciso realizar o manejo sanitário estratégico para evitar futuros casos. A mastite ocorre com muita facilidade e é implacável. Os produtores precisam estar atentos diariamente a esse problema”, explica o gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version