SEGS Portal Nacional

Agro

Do campo à mesa: tecnologia apoia desenvolvimento do setor agrícola

  • Sexta, 02 Dezembro 2022 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Luiz Coradi

No Brasil, o agronegócio é um dos mais importantes setores da economia. Apenas no ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) do setor agrícola cresceu 8,36%, sendo responsável por 27,4% do PIB nacional, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Esse crescimento da produção agrícola no país está diretamente relacionado à ampliação do uso da tecnologia no campo. Dos maquinários aos sistemas de gestão, a inovação vem apoiando o produtor rural a ter maior controle sobre a cadeia produtiva, com garantia de qualidade e economia.

Contando com recursos tecnológicos como os sistemas de gestão agrícola, as fazendas conseguem automatizar e gerenciar seus processos e, consequentemente, melhorar a eficiência de cada etapa de produção. São métodos e estratégias que otimizam o agronegócio desde o planejamento da safra, preparo do solo à colheita, gestão orçamentária, controle da frota e estoque, armazenamento, logística e até a comercialização dos produtos.

Enquanto as aplicações tradicionais de TI para gestão não atendem a necessidade específica do setor, os sistemas de gestão agrícola facilitam o acesso às informações em relação à produção e oferecem estratégias para otimizar o crescimento, gerando tomadas de decisões mais assertivas. Assim, além das fazendas reduzirem custos, também desenvolvem a produtividade e aumentam a receita.

Outra vantagem é a sustentabilidade, que demanda um olhar cada vez mais atento das práticas agrícolas. Diante de um cenário de restrição de terras, limitação de insumos como água, fertilizantes e químicos, e mudança climática, contar com um monitoramento eficaz da produção permite reduzir desperdícios e fazer um uso mais eficiente da terra, aperfeiçoando toda a cadeia produtiva.

Inovação de ponta a ponta

Além das plataformas de gestão, outras tecnologias também vêm contribuindo para o avanço do setor agrícola. É o caso da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), Inteligência Artificial (IA), drones, robôs, sensores e outros recursos, que estão cada vez mais digitalizando os processos do campo, tornando-os mais sofisticados, principalmente graças ao processamento de dados em grande escala.

Mas, mesmo avançando a passos largos, essas inovações ainda têm um amplo potencial de adoção a ser explorado no Brasil, contudo esbarram na ausência de infraestrutura de conectividade, que hoje representa o maior entrave da agricultura digital para 61% dos produtores rurais entrevistados em uma pesquisa realizada pela Embrapa no primeiro semestre de 2020.

Por outro lado, a tendência é que esse desafio seja superado na mesma medida que as soluções tecnológicas avançam, uma vez que muitas empresas de tecnologia já oferecem plataformas de ponta, embarcadas de forma a superar os problemas de baixa infraestrutura de conectividade.

Com o setor de tecnologia caminhando de braços dados com o setor agrícola, ganha não só o agronegócio e o meio-ambiente, como também o desenvolvimento econômico nacional como um todo. Inovação do campo à mesa: esse é o caminho do futuro.

Luiz Coradi é Board Member da AdopTI, consultoria com portfólio exclusivo e especializado na plataforma de gestão empresarial SAP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version