SEGS Portal Nacional

Agro

Situações de estresse comprometem a produtividade de peixes e camarões. "É necessário ter precisão na nutrição para superar o problema", afirma especialista da Phibro

  • Quinta, 01 Dezembro 2022 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

PHIBRO-Baixas-temperaturas-do-inverno-prejudicam-o-metabolismo-e-a-reproducao-de-peixes-Foto-CNA.jpg

A garantia de uma produção de peixes de cultivo e de camarões em alta escala e livre de estresse é difícil de ser alcançada, porém com os métodos corretos, incluindo atenção especial ao manejo nutricional e sanitário, é possível chegar lá. "É essencial entender quais fatores interferem no sistema de produção e assim buscar a solução mais eficaz", explica zootecnista Daniel Fuziki, gerente de negócios de aquicultura da Phibro Saúde Animal no Brasil.

A piscicultura é uma atividade em expansão no Brasil. Em 2021, a produção se aproximou de 850 mil toneladas. Neste ano, a expectativa é de novo crescimento. No campo externo, o desempenho é positivo: nos primeiros nove meses do ano, o valor da exportação cresceu 49%, com receita de US$ 19 milhões. Foram embarcadas 6,7 5 mil toneladas, segundo dados da Embrapa Pesca e Aquicultura. Já a carcinicultura mantém o ritmo de retomada. A produção de camarões atingiu 120 mil toneladas em 2021 e deve crescer para 150 mil t este ano.

"A produtividade está aumentando, mas o aquicultor ainda tem entraves a ser combatidos. Estresse dos animais é um deles. Trata-se de um processo decorrente de diversas situações, como oscilação brusca de temperatura, baixo oxigênio dissolvido, disputa por alimentos e parasitos, entre outros. Todos esses fatores geram prejuízos, como aumento da mortalidade, perda de desempenho zootécnico e menor ganho de biomassa", afirma Daniel Fuziki.

Apesar das diversas variáveis para encontrar a causa do estresse, ter manejo adequado e boa nutrição representam um ótimo começo. "A nutrição de precisão é o caminho e o futuro da aquicultura de sucesso, pois, com isso, olhamos de forma dinâmica para saúde e performance do lote de acordo com a sazonalidade e os desafios enfrentados. É oferecer o que os peixes e os camarões precisam para entregar o melhor resultado, sem desperdício e com maior eficiência", comenta o especialista da Phibro.

"Os aditivos nutricionais oferecem importante contribuição para o aumento do desempenho produtivo. Para isso, é sempre importante entender a necessidade específica da produção, sabendo que há exigências específicas em cada fase de vida dos peixes e camarões, sazonalidade e desafios, seja de manejo, enfermidades ou ambiental."

Para auxiliar os aquicultores a vencer essas adversidades da produção de peixes de cultivo e de camarões, a Phibro Saúde Animal desenvolveu PAQ-Gro. Trata-se de um produto capaz de reduzir os impactos do estresse, com comprovação a campo em nível global e por meio de inúmeros trabalhos de pesquisa científica publicados.

PAQ-Gro é um premix único composto por um blend de ingredientes selecionados capaz de superar os impactos do estresse durante o cultivo de peixes e camarões, promovendo melhor resposta do sistema de defesa do animal e melhor performance zootécnica.

"Muitas vezes o lote cultivado poderia ter desempenho superior se estivesse melhor preparado e mais saudável para enfrentar os desafios. E 1% a mais de rendimento de filé, no caso de peixes de cultivo, ou 1 grama a mais no peso dos camarões representam uma boa receita adicional. Por isso, é preciso estar atento a esse gargalo. Comprovadamente, PAQ-Gro ajuda nesse processo", assinala o zootecnista.

Sobre a Phibro Saúde Animal 

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version