SEGS Portal Nacional

Agro

Estudo revela risco sanitário no cultivo de trigo

  • Segunda, 28 Novembro 2022 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Alerta vem da plataforma SIMA, que realizou uma análise em 110 mil hectares da cultura na Argentina, onde foram detectadas ameaças que podem inclusive ser um problema para produtores brasileiros

Segundo dados da Conab, a colheita brasileira de trigo este ano é calculada em 9,1 milhões de toneladas. Caso se confirme essa previsão, será uma supersafra com produção 19% maior do que a temporada passada. Destes valores, são esperados que 86% do volume produzido seja proveniente do Rio Grande do Sul e do Paraná. Com o plantio tão expressivo concentrado em apenas dois estados, aliado ao uso de poucas variedades, acende-se um sinal de alerta para o perigo sanitário, risco este que, inclusive, já foi identificado recentemente nos vizinhos argentinos.

O problema na Argentina foi apontado no levantamento realizado pela SIMA (Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola). A plataforma da agtech, que já tem mais de cinco milhões de hectares em oito países da América Latina, analisou amostras de pouco mais de 110 mil hectares plantados com o cereal. Segundo o apurado, o risco é de uma “ruptura sanitária”. Um dos fatores que preocupa é que metade da área foi plantada com a mesma variedade, o que abre as portas para a geração de resistência ou tolerâncias, principalmente a doenças.

O levantamento indica que, diferentemente de anos anteriores, em que 60% da área foi ocupada por cinco variedades, no ciclo atual há uma grande concentração com uma única cultivar. Assim, faz com que a pressão por algumas doenças se torne “extremamente perigosa”.

Para o levantamento, a SIMA tomou como parâmetro a caracterização sanitária realizada pelo INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), que determinou que as cinco variedades mais utilizadas têm um comportamento “resistente” à ferrugem do caule. Já para a ferrugem amarela e a ferrugem da folha, o comportamento da variedade que possui a maior área plantada é moderadamente suscetível, o que coloca a produção em certo risco na presença da doença.

Alerta colaborativo

Vale lembrar que a SIMA funciona sob um mecanismo colaborativo, em que os próprios usuários são os que ajudam seus vizinhos de fazenda com upload de informações para o sistema. Ao detectar qualquer problema, seja ervas daninhas, pragas ou doenças, cada produtor emite um alerta, que atingirá seus pares que também utilizam a plataforma.

Com base nessas informações, a plataforma apurou que houve de fato muitos relatos de sintomas de ferrugem no país argentino. Ao longo de agosto passado, por exemplo, o sistema de alerta notificou mais de 380 usuários em que foi detectada a ferrugem amarela ou próximo a um de seus lotes. No entanto, esses avisos ainda estão bem abaixo dos anos anteriores. A falta de umidade é um fator fundamental para evitar que as doenças decolem.

Oportunidades no Brasil

Embora o cultivo de trigo esteja concentrado basicamente na região sul do País, há a possibilidade de avançar com a cultura em outras áreas, reduzindo assim riscos sanitários. A Embrapa Territorial identificou mais de 2,7 milhões de hectares com potencial para a triticultura nos cerrados brasileiros. Novas tecnologias de manejo e cultivares adaptadas possibilitam o cultivo de grande extensão no País. “Hoje já temos muitas tecnologias que possibilitam essa expansão. Ferramentas como as da SIMA podem também ajudar ainda mais os produtores brasileiros, assim como já consolidamos na Argentina”, diz o engenheiro agrônomo Mauricio Varela, Co Founder da agtech.

A SIMA disponibiliza aos produtores de trigo e de diversas culturas de maneira simples, completa e inteligente o controle e monitoramento da lavoura de forma georreferenciada. Ou seja, dentro de uma gestão total de lançamento e análise de dados em campo, desde o plantio até a colheita, assim facilitando a comunicação.

De acordo com Varela, atualmente existe no mercado um número considerável de soluções voltadas para monitoramento e gerenciamento agrícola. Porém, a maioria delas são tecnologias “rasas”, que não chegavam a cumprir totalmente com as necessidades de levantamento de dados em campo. E outras mais completas com um custo por hectare bastante elevado ou que, pelo modelo de negócio da empresa, seria inviável uma adoção massiva ou em grande escala por configuração ou limitações logísticas. “Nosso aplicativo é muito mais simples de ser utilizado, e ao mesmo tempo que é completo, possui funções inteligentes que facilitam o input de dados”, diz.

Entre os diferenciais do aplicativo, está a melhoria total do processo de registro em campo por meio de uma interface ágil e intuitiva. Além disso, possui sincronização instantânea de dados, eliminando o processo de transcrição. A SIMA oferece ainda imagens e descrições para cada adversidade, facilitando sua identificação e também aponta a metodologia de monitoramento a ser aplicada em cada caso.

Sobre - A SIMA é uma AgTech que surgiu em 2013 na Argentina com o objetivo de oferecer aos produtores uma plataforma simples, completa e inteligente para monitoramento, controle e análise de dados. Hoje a empresa está presente em 8 países da América Latina e possui mais de 5,5 milhões de hectares monitorados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version