SEGS Portal Nacional

Agro

Manejo 4 C's da nutrição pode revolucionar a agricultura como conhecemos hoje

  • Segunda, 07 Novembro 2022 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Conceito ajuda na redução de aplicação de insumos, garante mais assertividade, maior produtividade e menos impacto no meio ambiente

A agricultura como conhecemos hoje segue uma grande tendência a se transformar, se adaptar e alcançar novos patamares com os avanços das tecnologias e principalmente das pesquisas aplicadas. Uma dessas vertentes é o chamado manejo 4C´s de nutrição, que formatado por pesquisadores e cientistas ligados à fertilidade do solo traçou como ideais: fonte certa, dose certa, local certo e época certa. E o que essa junção proporciona? Claro, além de redução de custos, maior rendimento e envolve também questões de sustentabilidade agrícola.

Todo esse conceito é incentivado e também desenvolvido dentro da FertiSystem, uma empresa brasileira e que visa revolucionar a forma de plantar com soluções inteligentes. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas nacionais. Segundo Evandro Martins, presidente da empresa e diretor executivo do Parque Tecnológico do Agro - Tecnoagro, o 4C´s foi formatado por uma cooperação entre as indústrias de fertilizantes e a comunidade científica, que desde meados de 1988 fala desses importantes pontos a serem levados em consideração tanto por produtores, quanto indústria e profissionais ligados ao setor.

Conceito na prática

O primeiro conceito, a fonte certa, é o próprio fertilizante, o insumo que vai fazer o trabalho de nutrir a planta. “A todo momento chegam novas tecnologias ligadas a isso. Tem a ver com a escolha correta do produto a ser aplicado com base nas análises de solo e na interação do ambiente da fazenda”, explica Martins. Já a época certa está baseada na recomendação agronômica, ou seja, saber qual a melhor data para fazer a operação, principalmente quando se fala em fertilizantes de cobertura.

O terceiro ponto diz respeito à dosagem certa. Dentro disso, a empresa criou além de um conceito, uma maneira de auxiliar o produtor, o APP Doce certa. “O intuito é sanar a demanda da planta com precisão. Para isso, por exemplo, o aplicativo gratuito que desenvolvemos auxilia a operação e os cálculos de plantio com a precisão na regulagem da máquina”, pontua o executivo.

O quarto conceito, local certo, é um posicionamento estratégico para que as plantas possam ter acesso físico aos fertilizantes, segundo Martins, com uniformidade, unindo a precisão e a quantidade exata, de forma linear. “Fisicamente sem falhas, em um processo de fluxo contínuo para que a lavoura possa absorver o fertilizante do jeito que deve ser. Nós da FertiSystem nos associamos também a esse ponto na distribuição dos adubos, com as tecnologias que desenvolvemos aqui”, afirma o diretor presidente.

E o que ganha o meio ambiente?

Com esses quatro conceitos, o executivo diz que é possível ter um ambiente mais saudável. Dentro desse sistema existem três bases: a questão social, ambiental e econômica. “Hoje se fala muito em ESG (sigla americana para Governança ambiental, social e corporativa). Mas nós, ligados ao setor, já sabemos dos danos de se usar o fertilizante de forma excessiva há muito mais tempo e temos focado nesse aspecto. Não é só uma questão econômica e sim envolve a poluição de água e solo”, conta Martins.

Outro ponto citado pelo executivo como importante é a questão econômica, que vem de encontro ao problema mundial enfrentado pelo agronegócio, chamado fertilizante. Segundo ele, o Brasil utiliza hoje mais de 45 milhões de toneladas do insumo por ano, isso corresponde a mais de 1 bilhão de toneladas de CO² emitidos só para a fabricação desses produtos. “Estamos olhando essa questão da aplicação do fertilizante, que com novos recursos que estamos desenvolvendo, por meio eletrônico de dosagem correta, aplica-se com precisão, somente o necessário, considerando a variabilidade do solo. Todos saem ganhando”, completa o diretor.

Tecnologia em prol dos 4C´s

A FertiSystem tem trabalhado nos últimos seis anos em prol de experimentos, ensaios e tecnologias com o objetivo de buscar soluções para melhorar a assertividade nas aplicações, para que elas sejam mais precisas. Para o diretor da empresa, um marco para isso tudo são as taxas variáveis de adubo em linha de semeadura. “Este é um impacto grande, já que a semente corresponde hoje a 15% do custo de implantação da lavoura e o fertilizante é três vezes mais que isso”, pontua.

A marca então está muito atrelada a isso, demandada principalmente pela sustentabilidade da biodiversidade brasileira. “Também estamos ancorados pela Embrapa, que valida nossa tecnologia. Estamos fazendo com isso o redesenho do plantio direto no Brasil, nessa base conceitual sustentável. Sabemos que não é uma conta simples, mas tudo é possível de ser aplicado na fazenda com um bom planejamento”, finaliza Martins.

Sobre - Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para revolucionar a forma de plantar. Atualmente está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version