SEGS Portal Nacional

Agro

Consumo de carne não deve ser interrompido devido aos casos de doenças neurodegenerativas investigados na Bahia, recomenda ASSOCON

  • Quinta, 27 Outubro 2022 09:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Medeiros
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Associação Nacional da Pecuária de Corte (ASSOCON) reforça que o consumo de carne bovina não deve ser interrompido, uma vez que a suspeita para os óbitos registrados na Bahia recentemente não está relacionada à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) - variante da DCJ (vDCJ), conhecida popularmente como Doença da “Vaca Louca”.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil detém, desde 2012, o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de país de risco insignificante de EEB. Além disso, o consumo de carne e produtos derivados de bovinos no Brasil é considerado seguro, não representando risco para a saúde pública.

“A Assocon tem como missão defender os interesses da pecuária de corte, sendo um elo da cadeia produtiva e agente de transformação e agregação de valor. Nesse sentido, é nossa obrigação vir a público esclarecer a opinião pública. Como explicado pelo MAPA, o ocorrido indica para possíveis casos de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) esporádica, forma que não tem relação com a ingestão de carne e subprodutos de bovinos contaminados com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) clássica e que não é transmitida de forma direta de um indivíduo para outro. Acreditamos que o diálogo é essencial para o sucesso do nosso setor e levar cada vez mais informações corretas seja para a população ou para os produtores”, diz José Roberto Ribas, vice-presidente da Assocon.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version