SEGS Portal Nacional

Agro

Confina Brasil visita a maior fazenda do país e relata produção de carne premium na primeira semana de visitas da quinta rota

  • Quinta, 27 Outubro 2022 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Confina-Brasil-visita-a-maior-fazenda-do-pais-e-relata-producao-de-carne-premium-na-primeira-semana-de-visitas-da-quinta-rota-foto-divulgacao

Duas equipes da Scot Consultoria – promotora da expedição – visitaram propriedades parceiras de um dos maiores frigoríficos brasileiros

A quinta rota do Confina Brasil 2022 iniciou-se em 17 de outubro e visitou, até o momento, 16 propriedades que trabalham com sistemas pecuários intensivos ou semi-intensivos. Com a finalidade de levantar informações sobre os diferentes sistemas de produção, duas equipes compostas por engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas visitaram diferentes cidades de Goiás. Os profissionais envolvidos na rota relataram visita à maior fazenda do país, presença de pecuaristas parceiros de frigoríficos e produção de bovinos para carne premium nas propriedades visitadas.

A fazenda Nova Piratininga, localizada em São Miguel do Araguaia (GO), foi um dos destinos da expedição. Com área total de 202 mil hectares, a propriedade é tão grande que ocupa parte de dois estados: Goiás e Tocantins. Com toda essa extensão, a gestão opta por trabalhar com ciclo completo da produção pecuária, além da agricultura que abastece o confinamento através do plantio de milho e capim para silagem, e de soja para comercialização. O confinamento é utilizado de forma estratégica para terminação dos bovinos – abatendo 20 mil animais ao ano – e cria Nelore e F1 Angus, sendo foco produtivo para cumprir seu contrato com a JBS.

Outra parceira da JBS é a fazenda Favorita, de Nova Crixás (GO). Com abate estimado em 31 mil cabeças, o confinamento possui capacidade estática para 14 mil bovinos e envia todos os seus animais para a planta de Mozarlândia (GO). Os bovinos tem padrão, em sua totalidade, para a produção de "boi China” – maior mercado consumidor de carne bovina brasileira. “Além do forte trabalho de exportação, o confinamento aproveita todos os dejetos dos currais para produção de compostagem enriquecida. Eles usam esse composto para reduzir o custo com nutrição do solo, gerando cerca de 40% em economia”, destaca Hugo Mello, engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria.

Com projeto de expansão para alcançar 160 mil bovinos destinados ao abate por ano, o confinamento da fazenda Conforto, de Nova Crixás (GO), também abastece a planta de Mozarlândia (GO) da JBS, com todos seus animais. Os gestores fornecem aos bovinos silagem de milho para composição da parte volumosa da dieta. Além disso, há também a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em algumas ocasiões, com o cultivo de soja, milho e o aproveitamento do capim pelos animais.

Produção de carne premium

A linha Swift Black, de propriedade da JBS, possui a maior parte de seu abastecimento originário do Grupo JBJ, detentor das fazendas Colorado e Floresta, localizadas nas cidades goianas de Aruanã e Nazário, respectivamente. A fazenda Colorado possui a maior capacidade estática da América Latina com 84 mil animais – abatendo 120 mil bovinos por ano –, sendo o confinamento o maior produtor de carne Angus do Brasil. Além dos animais da raça Angus, o grupo também cria Nelore, para a produção de carne commodity.

A fazenda Floresta fica em Nazário (GO) e possui toda sua produção voltada à linha Swift Black. “Todos os animais confinados são Angus e chegam na fazenda indo direto ao confinamento, para serem recriados 100% no cocho. Isso é uma obrigatoriedade da linha Swift Black, que não permite sistema de pasto durante o desenvolvimento dos animais”, afirma Hugo. O proprietário do grupo é José Batista Sobrinho Júnior, filho de José Batista Sobrinho – fundador da JBS.

Patrocinadores Confina Brasil

As visitas da primeira semana da quinta rota também apresentaram o uso de produtos e serviços de parceiros do Confina Brasil 2022, como é o caso da fazenda Altaca, do Grupo Ciaseeds. Para manejar os 10 mil bovinos – capacidade estática projetada após expansão planejada para o primeiro giro de 2023 – o confinamento utiliza o Megatron, tronco de contenção hidráulico da Coimma. Além disso, também foi verificado o uso de núcleos da Nutron na fábrica de ração da Altaca e distribuidores da Casale – patrocinadora “ouro” desta edição.

Assim como a fazenda Altaca, a fazenda Vera Cruz de Goianésia (GO), do Grupo Otávio Lage, utiliza produtos da Nutron na alimentação dos seus 20 mil animais estáticos. Patrocinadora “ouro” da expedição, a empresa também formula a dieta dos bovinos do confinamento do grupo OL. “São mais de 50 anos de trabalho nesse confinamento, o que o torna o mais antigo em atividade no Brasil. Lá há muita organização e utilização de diferentes resíduos na dieta dos animais, como resíduo de tomate e silagem de palha de milho”, diz Raphael Poiani, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria.

Vagões da Casale fazem parte do investimento pesado em maquinário feito pela fazenda Barroso, de Uruaçu (GO). Com confinamento voltado à terminação dos animais, a propriedade adquiriu recentemente uma máquina para revirar o composto, além de já ter comprado, reformado e adaptado outras máquinas para melhorar a produção.

O Confina Brasil tem apoio de importantes empresas. Na categoria de montadora, a expedição tem parceria com a Mitsubishi. São patrocinadores "Ouro": Casale, Coimma, Elanco, FS Bioenergia, iRancho, Nutron e UPL.

No patrocínio "Prata", estão Associação Brasileira de Angus, Reenergisa e Zinpro. Embrapa, Hospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária de Corte (ASSOCON) são parceiros institucionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version