SEGS Portal Nacional

Agro

O Impacto da Indústria 4.0 no Meio Ambiente e na Sociedade

  • Quinta, 29 Setembro 2022 11:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Ferezin
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Klaus Gutierrez

Promover uma mudança na gestão industrial passa pela integração de tecnologia à produção. Mais do que a forma como o trabalho é realizado, a automatização dos processos incentiva o surgimento de novas ideias, já que os profissionais podem se dedicar com afinco a parte estratégica do negócio. Fazer a gestão com informações atualizadas em tempo real permite um olhar mais amplo, com uma integração completa entre indústria, meio ambiente e sociedade.

A implantação da Indústria 4.0 representa esse novo modelo, com tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Machine Learning, que permitem desenvolver uma rede de integração inteligente. Assim, ferramentas, máquinas, sensores e peças ganham a capacidade de trocar informações, cooperando entre si e com os profissionais. As informações são disponibilizadas em tempo real e as decisões passam a ser mais rápidas e assertivas, com a análise de dados em qualquer local.

Os benefícios para a empresa são diversos: aumento da eficiência (falhas e panes técnicas são identificadas, avaliadas e em alguns casos até corrigidas automaticamente); linha de produção flexível (com a Internet das Coisas (IoT) as tarefas são modificadas com praticidade e agilidade, facilitando a fabricação em sequência e customização de itens diversos, de acordo com a demanda); aumento da inovação em produtos e serviços (é possível experimentar novas ideias com redução de erros e risco de retrabalho significativos).

Uso como exemplo prático as mudanças nos processos de produção da Vedacit em Itatiba. Desde a concepção do projeto até a construção final e a manutenção, a nova fábrica é preparada com a inovação da Indústria 4.0. Por meio de transmissores, instrumentos e controladores programáveis, os processos fabris serão automatizados por equipamentos de última geração. Entre as tecnologias aplicadas estão a impressão de peças de reposição em Impressora 3D, sensores de produção IoT, controle de nível de tanques através de wirelesshart e a fabricação automática de misturas químicas, envases e paletização de produtos. Todas essas ações deixarão a produção mais ágil e dinâmica.

Outro benefício é o acompanhamento das atividades de qualquer lugar, fundamental para uma empresa com atuação em todo o país. A coleta de dados para monitoramento do processo de produção será online, capaz de prevenir e facilitar a tomada de decisão, com tecnologias de baixo custo (IoT), além de controle em tempo real de consumo de água e energia. Para as assistências e treinamentos à distância, será utilizado o recurso da realidade aumentada.

Os impactos positivos dessa transformação vão muito além do negócio. Com relação ao meio ambiente, por exemplo, a fábrica da Vedacit de Itatiba terá um sistema de tratamento de efluentes no local e um laboratório piloto com robótica e automação para o desenvolvimento de produtos e processos de fabricação, buscando um aumento do desempenho técnico com o menor consumo de matérias-primas e insumos naturais.

A construção do parque fabril está sendo realizada de acordo com premissas de sustentabilidade, incluindo a conquista da marca 66/110 na certificação LEED - Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), que tem como propósito estimular a adoção e aceleração da prática sustentável. As companhias devem ser conscientes sobre a importância de produzir de forma cada vez mais sustentável e assumir compromissos e metas públicas sobre como e quando irão realizá-las.

Como consequência dessa evolução na produção, o campo das ideias é expandido e a inovação aberta é o caminho seguinte, com a incorporação de tecnologias e a criação de novos modelos de negócios. É o caso da Trutec by Vedacit, o primeiro ecossistema de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia.

A Indústria 4.0 é responsável por uma revolução na produção, mas o grande diferencial é utilizar essa tecnologia pensando em todos os campos de relacionamento de um negócio. Somente quando todos evoluirmos juntos é que essas mudanças terão um impacto significativo no mercado, no meio ambiente e na sociedade.

* Klaus Gutierrez é executivo de Operações da Vedacit. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo) e especializações em Finanças (Columbia University), Gestão de pessoas e Gestão em projetos (Illinois Institute of Technology). Há mais de 12 anos na Vedacit, é responsável pelas áreas de Produção, Manutenção, Projetos Industriais, Qualidade, PCP e SSMA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version