SEGS Portal Nacional

Agro

Pecuaristas de Rondônia investem em estrutura e alimentação de qualidade para engorda de bovinos

  • Quinta, 25 Agosto 2022 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Visitas realizadas na segunda semana da terceira rota do Confina Brasil 2022 relataram a aposta dos pecuaristas de Rondônia em dietas diferenciadas e cuidados especiais com as instalações, visando obter qualidade superior na carcaça dos bovinos

A Scot Consultoria finalizou mais uma rota do Confina Brasil 2022 – pesquisa-expedicionária que visita pecuaristas em todo o país para o levantamento de informações sobre os diferentes sistemas de produção. Realizada de 15 a 18 de agosto com as duas equipes compostas por engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas, a segunda fase da terceira rota passou pelo Oeste do Mato Grosso e Centro-Sul de Rondônia, constatando gestões voltadas à qualidade dos animais e à dieta do gado.

O confinamento da Fazenda Rio Jaú, em Pimenta Bueno (RO), está em pleno crescimento. Em 2020, tinha capacidade para 1.500 cabeças; em 2021, saltou para 4.500 animais e neste ano atingiu 6.300 bovinos. Com isso, a principal preocupação dos gestores tem sido o investimento em infraestrutura. Um armazenamento com maior capacidade e um silo secador de grãos são alguns investimentos já feitos pelos proprietários.

Assim como a Rio Jaú, o Confinamento Virtuosa, de Ariquemes (RO), entende que o melhor caminho para obter sucesso no negócio é ter uma propriedade eficiente e tecnológica. Como projeto de expansão, os gestores investem em barracões e silos para maior armazenagem e em secadores de grãos para garantir a qualidade. Além disso, há uma linha de currais coberta e com o piso concretado para evitar o acúmulo de barro e dejetos – evitando estresse e proporcionando conforto aos bovinos.

Raphael Poiani, zootecnista e integrante de um dos times do Confina Brasil 2022, destaca que o Confinamento Virtuosa tem projeto para instalação de biodigestor. “Além de gerar bem-estar aos animais, o chão concretado deixa a área mais limpa e facilitará o trabalho do biodigestor, que está sendo projetado, pois os dejetos dos animais irão com menos terra e pedras ao equipamento.”

Por meio de ação bacteriana, os dejetos acumulados no biodigestor serão transformados em biogás e biofertilizante. O biogás poderá servir de energia para a propriedade, já o biofertilizante pode ser aproveitado nas áreas de pastagens e na lavoura. Com essa estratégia, a propriedade se torna mais sustentável e lucrativa, pois além de evitar que resíduos contaminem a natureza também reduz custos com fertilizantes e energia.

A presença dos patrocinadores do Confina Brasil também foi evidenciada nas visitas da segunda parte da terceira rota. O Confinamento VitaSal, em Presidente Médici (RO), por exemplo, faz uso de Rumensin, da Elanco – patrocinadora “Ouro” da terceira edição da pesquisa-expedicionária – a fim de obter taxas de ganhos de peso maiores e elevar a eficiência alimentar dos animais. Rumensin é um aditivo nutricional que, além de potencializar a evolução corporal dos animais, auxilia na prevenção da coccidiose – doença infecciosa que afeta o intestino dos animais.

Outra patrocinadora “Ouro” do Confina Brasil, a Nutron Cargill, oferece assistência técnica à Fazenda Aeroporto, do Grupo IG, sediada em Jaru e que atua como semiconfinamento. “A equipe da Nutron visitou a propriedade conosco e nos mostrou bons dados de ganho de peso diário e rendimento de carcaça." conta Raphael Poiani.

Localizado em Rolim de Moura (RO), o CSAP – confinamento do grupo Minerva Foods – também trabalha com a assistência técnica e fornecimento do núcleo da Nutron na dieta dos animais. O confinamento funciona como boitel, prestando serviço de engorda aos animais de terceiros.

A propriedade também é local de experimento da patrocinadora do Confina Brasil. “A Nutron está realizando experimento no CSAP. Trata-se da mensuração de dados de consumo de matéria seca e de água, ganho de peso médio diário e rendimento de carcaça dos animais que estão em sombra e os que estão em locais descobertos. O objetivo é evidenciar o efeito do conforto proporcionado pela baixa temperatura gerada pelo sombreamento, obtendo melhores resultados”.

O Confina Brasil tem apoio de importantes empresas. Na categoria de montadora, a expedição tem parceria com a Mitsubishi. São patrocinadores "Ouro": Casale, Coimma, Elanco, FS Bioenergia, iRancho, Nutron e UPL. No patrocínio "Prata", estão Associação Brasileira de Angus, Reenergisa e Zinpro. Embrapa, Hospital de Amor e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON) são parceiros institucionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version