SEGS Portal Nacional

Agro

Abertas inscrições gratuitas para plantio, cuidados e princípios básicos da Agrosintropia

  • Segunda, 08 Agosto 2022 10:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Curso será ministrado neste sábado (06/04) durante Dia de Campo Agroflorestal no Parque Cultural Florata, em Santo Antônio de Goiás. São 30 vagas, faça sua inscrição

A agrofloresta é uma linha de agricultura que possui a natureza como referência ao combinar culturas agrícolas e arbóreas no mesmo local e trazem benefícios que contribuem com a produção de alimentos e a recuperação de áreas degradadas. Desenvolvida pelo pesquisador e agricultor suíço Ernst Götsch, a técnica foi introduzida na prática no Brasil em 1980, na Bahia, e continua existindo nos dias de hoje.

Goiás é um estado que tem referência nessa linha de produção. Em Santo Antônio do Descoberto, a 27 Km da capital, o Parque Cultural Florata dá início ao plantio do terceiro ciclo de sua agrofloresta nesse sábado, 6 de agosto, oportunidade em que será ministrado um curso gratuito ao público que deseja entender mais sobre as técnicas de cultivo. Ainda há vagas.

No Parque Cultural Florata, a agrofloresta tem o objetivo de reflorestar uma antiga área de pastagem, ora degradada. Enquanto as árvores nativas crescem, a produção de alimentos acontece simultaneamente em razão do plantio consorciado. Com o terceiro ciclo, serão uma tonelada de alimentos por mês a serem retirados da área. Eles são colhidos por moradores locais e doados para instituições de caridade de Santo Antônio.

O curso de sábado acontecerá durante um Dia de Campo, quando serão plantadas as mudas nativas, frutíferas e as hortaliças em uma nova área de 4.000 m², o terceiro ciclo. Os instrutores serão Murilo Arantes, biólogo e mestre em Ecologia e Meio Ambiente, e Ricardo Pagliarini, técnico Agroflorestal na implantação e supervisão de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Horticultura Orgânica.

Além de receber informações sobre o plantio de mudas, ramas e sementes na agrofloresta implantada no local, será possível visualizar a técnica em vários estágios de produção, uma vez que o primeiro ciclo foi plantado em 2017 - já são 1700 árvores plantadas e 30 espécies de hortaliças - e outro em 2019, com 350 árvores plantadas e 30 espécies de hortaliças

A agrofloresta não funciona somente no campo, mas também pode ser replicada em pequenos espaços, como o quintal de casa, por quem deseja consumir os alimentos produzidos na própria residência. A variedade do cultivo pode ultrapassar 50 espécies, contemplando desde hortaliças, como alfaces, rúculas, agrião, cenouras, beterrabas, couve flor, brócolis, couves, etc. Os alimentos produzidos são orgânicos, certificada pela (Organização Internacional Orgânica (OIA).

De acordo com Márcia Mesquita, arquiteta e uma das organizadoras do evento, o curso será gratuito e aberto ao público. “Qualquer pessoa que tem interesse e que gosta de plantar pode participar. No curso eles vão aprender as técnicas do plantio agroflorestal na prática”.

*Incentivo à práticas sustentáveis*

A Biapó Urbanismo é a responsável pela criação do Parque Cultural Florata, hoje gerida pela Elysium. Inaugurado em 2018, o espaço é aberto ao público. Além de implantar o parque com a agrofloresta, a empresa também está implantando ao lado o Condomínio Florata, com chácaras em sistema de residencial fechado. Os proprietários de chácaras sendo incentivados, por meio de cursos com o que vai acontecer no sábado, a reproduzir esse modelo de plantio em suas áreas particulares.

O Parque Florata oferece cerca de 265 mil metros quadrados que são destinados para a área de reserva legal onde se encontra uma trilhas ecológica que permite ao público maior contato com a natureza. Nos outros mais de 100 mil metros quadrados estão as agroflorestas, belíssimas esculturas ao longo de sua pista de caminhada e pergolados para contemplação local.

O condomínio Florata, que fica ao lado, conta com um sistema de segurança com portaria de acesso de pedestre e veículos, segurança armada com ronda motorizada, o que confere ao local a tranquilidade aos moradores, em suas ruas verdes internas, parques infantis, pista de caminhada, estações de ginástica, além de muito, mas muito verde.

*SERVIÇO:*
Dia de Campo Agroflorestal com curso gratuito
Data: 06/08 (Sábado)
Horário: A partir das 08h
Local: Condomínio Florata - Santo Antônio de Goiás - entrada após sede da Embrapa Arroz e Feijão
Inscrições gratuitas com vagas limitadas: https://forms.gle/H6biQE2QWG2ibnTQ9


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version