SEGS Portal Nacional

Agro

Especialistas defendem políticas públicas para a competitividade do agro brasileiro

  • Sexta, 29 Julho 2022 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávio Falcão
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A promoção de uma agricultura sustentável, alicerçada em políticas governamentais transparentes, com regras claras e de longo prazo, será primordial para a expansão agroindustrial do Brasil na era do baixo carbono. Especialistas no tema, reunidos em um dos principais eventos do agronegócio global, avaliam este fator como determinante para que o País assegure, nos próximos anos, sua posição de destaque nas principais cadeias globais de valor, produzindo e exportando mais alimentos, energias renováveis, insumos e manufaturados agrícolas.

As posições foram defendidas por representantes do governo e de importantes associações empresarias do agro brasileiro durante o Global Agribusiness Forum (GAF22), nesta terça-feira (26/07/22), em São Paulo. No painel em que se discutiu o impacto de políticas públicas para o combate à insegurança alimentar e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) participaram Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Arnaldo Jardim (CD-SP), deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, Marco Fujihara, coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima, Gustavo Carneiro, diretor executivo do IPA – Instituto Pensar Agropecuária e Itamar Borges (MDB-SP), deputado estadual, moderando a sessão.

Jacyr Costa ressaltou que a implementação de programas de Estado deve ter como premissa a segurança jurídica ao produtor. “A segurança jurídica alcançada recentemente em propriedades rurais na região do Paranapanema, em São Paulo, serve de exemplo. Com a regularização fundiária, o pequeno e médio empresário deixou a ilegalidade e terá, daqui para a frente, mais possibilidades de atrair investimentos e aperfeiçoar a sua produção”, afirmou.

O presidente do COSAG, também sócio na consultoria Agroadvice, lembrou o protagonismo do Brasil na produção mundial de alimentos e o papel de políticas federais adotadas desde 2020 para alavancar o financiamento agrícola e a descarbonização da matriz de transportes no País.

“O Fundo de Investimentos Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) foi um excelente mecanismo, criado em 2021 pelo governo, com o objetivo de captar recursos em biotecnologia e aumentar a nossa produtividade agropecuária. Com isso, o País contribuirá ainda mais para minimizar a fome no planeta. Outra iniciativa pioneira para a participação do Brasil na era do baixo carbono é o Programa RenovaBio. Em seu segundo ano de operação, ele já registra números expressivos de comercialização de créditos de descarbonização (CBIOs), incentivando a maior substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis na frota veicular”, afirmou o executivo.

Costa também observou a relevância do Plano Nacional de Fertilizantes, ação estratégica para reduzir a dependência externa dos vários tipos de insumos agrícolas nas próximas décadas. Arnaldo Jardim lembrou o início da negociação do Fiagro na B3, o que pode ampliar a capilaridade desta modalidade de financiamento na agricultura. Para Itamar Borges, políticas públicas representam uma base sólida para transformar a cadeia produtiva no Brasil, opinião compartilhada por Marco Fujihara, que sublinhou a expertise adquirida pelo agro brasileiro e a necessidade de novos avanços na formulação de políticas de Estado. A abordagem de Gustavo Carneiro fixou-se na abrangência destas ações governamentais e na solidez da agricultura brasileira.

Organizado a cada dois anos desde 2012, a 5ª edição do GAF é uma realização da Consultoria Datagro em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira de Produtores de Milho (ABRAMILHO), International Maize Alliance (MAIZALL), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version