SEGS Portal Nacional

Agro

Agricultura de precisão: aplicação de fertilizantes e o impacto na produção agrícola sustentável

  • Quarta, 22 Junho 2022 11:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Evandro Martins*

O maior desafio para a agricultura nas próximas décadas será o de satisfazer a crescente demanda mundial de alimentos de forma sustentável. Portanto, há necessidade de se produzir mais para alimentar a população. A fim de alcançar esta tarefa árdua, existem duas opções entre nós. A primeira é aumentar a quantidade de terra cultivada e a segunda é elevar a produção por unidade de área, adotando o cultivo intensivo. Sabemos que crescer a área cultivada é limitado, por conseguinte, deve ser dada maior atenção à segunda opção por meio da utilização exaustiva dos fatores de produção agrícola.

A baixa fertilidade do solo e o manejo inadequado dos nutrientes das plantas agravam ainda mais o problema. Grandes aumentos de produtividade não podem ser alcançados sem garantir que as plantas tenham nutrição adequada e equilibrada. Os solos são a reserva da maioria dos nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da lavoura e a forma como estes são geridos terá um grande impacto no crescimento das plantas, na fertilidade de solos e na sustentabilidade agrícola.

O crescimento da planta é considerado o resultado de um processo complexo pelo qual ela sintetiza alimentos usando energia solar, dióxido de carbono, água e nutrientes do solo. Isso exige uma série de elementos para um desenvolvimento normal. Nisso, a tecnologia tem tido um papel importante. Segundo pesquisa de Waldimir Pirró e Longo de 1984, a “tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços”.

A intervenção de máquinas e hoje da tecnologia digital, tornaram os processos mais rápidos e mais assertivos, minimizando erros, melhorando a qualidade de produtos e facilitando processos. Na agricultura não foi diferente, o primeiro intuito foi facilitar a vida do homem do campo, posteriormente aumentar a produtividade, e por último a agricultura digital chamada Agricultura 4.0. Com isso o conceito de agricultura de precisão está se reformulando através de sistemas automatizados, facilitando o processo do homem no campo. A nova agricultura não é somente aumentar a produtividade, mas a integração de melhores condições com redução de produtos aplicados a fim de otimizar a produção num âmbito sustentável. O manejo adequado do solo, a aplicação correta de insumos e principalmente a tecnologia, tem fundamentado esse crescimento.

Parte importante disso é a mecanização, que conforme estudos dos autores Alves, Souza e Gomes de 2013, a mecanização aplica-se à automação, com destaque no plantio a qual agrega informações e moderniza operações no ciclo de agricultura de precisão. As máquinas que fazem a aplicação são a semeadora e a plantadora, a diferença entre os implementos é basicamente que uma realiza a semeadura, operação que introduz no solo sementes de plantas, e a outra o plantio, operação que introduz no solo partes vegetais de plantas.

Falando nisso, a semente sempre foi a maior preocupação para os agricultores. Não se priorizava a deposição do fertilizante, porém hoje, com os custos de produção na ponta do lápis, o produtor notou que o fertilizante está cada vez mais caro e tendo uma margem maior no custo de produção total. A pressão nesses custos e a busca por uma maior produtividade leva-os a adotarem ferramentas de trabalho que os auxiliem a ter maior rentabilidade em suas lavouras. A agricultura de precisão surge como uma das soluções para tornar mais eficiente o manejo no campo.

Normalmente, isso se inicia com o mapeamento georreferenciado da fertilidade da área e depois é possível mapear muitas outras informações como os mapas de rendimento da colheita, a compactação, imagens aéreas e de satélite ou usar sensores que identificam parâmetros direto na lavoura. As informações colhidas se somam e permitem um conhecimento detalhado da área. Os resultados aparecem com os ajustes graduais do manejo para tirar o melhor proveito das características da área e a gestão deixa de ser apenas baseada na experiência do produtor e sua equipe e passa a ser feita com números e dados. Essas técnicas podem contribuir para o aumento de produtividade ao identificar gargalos e possibilitar redução de custos. É um objetivo sustentável, que pode ser alcançado, mantendo o nível de investimento sob controle e medido através das decisões baseadas em números.

*Presidente da FertiSystem Group e presidente diretor executivo do Parque Tecnológico do agro - Tecnoagro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version