SEGS Portal Nacional

Agro

Interação entre academia e setor produtivo traz benefícios para o agro brasileiro

  • Quarta, 22 Junho 2022 10:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mecânica Comunicação Estratégica
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Levar conhecimento produzido na universidade para a comunidade e criar um efeito multiplicador de informações. Assim o professor Luis Reynaldo Alleoni destaca a importância da extensão universitária, carro-chefe do programa SolloAgro do qual ele é coordenador.

Criado em 1998, o programa de educação continuada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) promove cursos, treinamentos e eventos como o SolloAgro Summit, que acontece até quarta-feira, dia 22 de junho, em Piracicaba, interior de São Paulo. O objetivo é difundir conhecimento de qualidade sobre o agronegócio e formar profissionais que fazem a diferença no cenário agro brasileiro e mundial.

“A iniciativa sempre teve como ideia levar conhecimento em forma de extensão universitária, que não é aquela forma acadêmica de estudo científico e aprofundado e, sim, de interação com a sociedade”, revelou Alleoni. “A equipe envolvida nos projetos tenta ver o solo não só como produtor de alimentos, mas também a função ambiental do solo”, completou.

Segundo ele, em regiões de fronteira agrícola há um envolvimento grande em tecnologia de ponta, mas ainda existem lacunas na teoria aplicada que é exatamente o conhecimento científico produzido pela academia. “Muitas vezes não temos noção da importância dessa interação da academia com o setor produtivo. O conhecimento científico aplicado na prática diária faz muita diferença no trabalho do produtor”, ressaltou.

Por outro lado, essa vivência prática também traz retornos bastante positivos ao pesquisador. “Essa interação é fundamental porque você sabe exatamente onde estão as dores, os gargalos e os problemas encontrados no setor rural. Transferir essa informação para o aluno de graduação é muito enriquecedor”, completou.

Analise microbiológica para melhorar a eficiência do solo

E é justamente aplicar o conhecimento teórico de ponta na lavoura o objetivo de trabalhos como a análise microbiológica do solo, ferramenta que ganha cada vez mais espaço na produção agrícola. Para o professor Fernando Dini Andreote, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), cabe à análise microbiológica promover o conforto necessário para o máximo desenvolvimento da planta cultivada, minimizando perdas e maximizando ganhos ao produtor.

“A capacidade de medir um processo, quantificar algo, entender como aquilo é mensurado nos permite obter respostas. Se eu não medir, não consigo usar a ciência em prol daquilo e esse é o sentido da análise microbiológica do solo”, observou. “Existe a possibilidade de melhorar a eficiência do solo em pelo menos 70% das áreas cultivadas”, completou Andreote, em palestra ministrada durante o SolloAgro Summit.

Segundo o professor, a microbiologia do solo foi totalmente empírica até alguns anos atrás. “É mais fácil medir processos acima do solo do que estão abaixo do solo. Saber medir os microrganismos e fazer o manejo correto contribuem para transformar o solo no melhor ambiente possível para fazer agricultura”, afirmou.

O SolloAgro Summit reúne agentes do agronegócio – profissionais, empresas, universidades e institutos de pesquisa – em discussões sobre temas relevantes como agricultura 4.0, manejo de solo, balanço de carbono e sustentabilidade, entre outros. O evento é uma realização do SolloAgro e da Esalq/USP, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version