SEGS Portal Nacional

Agro

Manejo integrado de pragas ganha espaço com avanço do controle biológico no País

  • Terça, 14 Junho 2022 12:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Dantas
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Programa criado pela Promip oferece bons resultados do campo à mesa dos consumidores e é destaque durante Hortitec 2022

No último mês, com a aprovação de novos 20 defensivos biológicos pelo Ministério da Agricultura, o Brasil passou a contar com um total de 545 opções em controle natural de pragas no campo. Para demonstrar a importância do manejo integrado, a Promip, biofábrica que viabiliza agricultura segura por meio de soluções naturais, com parceiros como EMBRAPA e Instituto Biológico de São Paulo, realiza, no próximo dia 23, o I Workshop MIP Experience, durante a 27ª Hortitec, mais importante exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas.

O mercado de controle biológico já movimenta R$2,34 bilhões por ano no País, conforme dados da consultoria Blink, e deve chegar a R$9,1 bilhões até 2030. “O uso de biodefensivos gera benefícios amplos e que contribuem com os aspectos sociais, ambientais e econômicos do campo à mesa do consumidor. O manejo integrado de pragas também recria o equilíbrio natural nos campos, reinserindo insetos e fungos ao meio ambiente que protegem as lavouras”, explica Marcelo Poletti, engenheiro agrônomo e CEO da Promip.

Poletti explica que o modelo de manejo integrado de pragas desenvolvido pela Promip é uma versão moderna do conceito instituído há décadas por cientistas que propuseram equilibrar o uso das diferentes tecnologias aliadas às práticas para otimização do controle natural de pragas e doenças. “Consideramos questões importantes que vão além do manejo fitossanitário e que impactam toda a cadeia do agronegócio, desde a pesquisa até o varejo, e, consequentemente, a vida de todos nós quanto consumidores”, destaca.

O modelo aplicado pela Promip, e que será foco do workshop durante a Hortitec, irá demonstrar que o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a prática mais adequada para a obtenção de bons resultados em toda a cadeia, promovendo apoio aos agricultores, viabilizando alimentos livres de resíduos com a utilização do controle biológico e conquistando processos mais sustentáveis, com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Macro e micro biológicos em foco

Em sua 15ª participação na Hortitec, a Promip apresenta ao mercado um dos seus principais diferenciais: um portfólio de produtos biológicos composto por biodefensivos microbiológicos e macrobiológicos.

Na linha de microbiológicos, os visitantes podem conhecer soluções como o biodefensivo que contém o vírus Baculovirus spodoptera, desenvolvido em parceria e cooperação técnica com a EMBRAPA para o controle da lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, praga que causa enormes prejuízos econômicos em inúmeras hortaliças e frutas. Outras duas soluções, desenvolvidas em parceria com o Instituto Biológico de São Paulo também serão destaque, como fungo Beauveria bassiana para o controle de mosca-branca, ácaro rajado, cigarrinha do milho, moleque-da-bananeira e bicudo da cana-de-açúcar e o fungo Metarhizium anisopliae para o controle de cigarrinhas da cana e das pastagens

Em sua linha de macrobiológicos, os destaques são a microvespa utilizada para o controle de lagartas e traças em diversos cultivos, e ácaros predadores para controle da mosquinha fungus gnats e do tripes e do ácaro rajado.

“Estamos há quinze anos participando da Hortitec e neste ano, com o retorno dos eventos presenciais e em um momento em que o setor agrícola tem sido muito impactado pelos valores dos defensivos químicos, nossa participação será além de apresentar nossas soluções em macro e micro biológicos. Nosso workshop tem o intuito de demonstrar resultados, benefícios à cadeia produtiva, de varejo e os impactos também ao consumidor. O controle biológico é sustentável, não deixa resíduos, não afeta os polinizadores e nem a biodiversidade, age em um ponto específico e possui eficácia comprovada. Queremos mostrar ao mercado que é mais do que possível aliar o controle biológico e o manejo às demais tecnologias já utilizadas pelos agricultores, promovendo mais resultados e qualidade”, finaliza o CEO da Promip.

Promip na Hortitec 2022
Quando: 22 a 24 de junho
Onde: Parque da Expoflora
Endereço: Alameda Maurício de Nasau, 675 – Holambra – SP
Estande: Setor Azul


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version