SEGS Portal Nacional

Agro

Mudanças climáticas podem afetar o agronegócio do Centro-Oeste

  • Segunda, 23 Mai 2022 11:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bernardino
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Região corresponde a 50% da produção agrícola do país, razão pela qual planejamento e preparo são fundamentais

O agronegócio depende dos fatores climáticos para o manejo da agricultura, principalmente das chuvas. Todavia, as mudanças climáticas podem dificultar a produção agrícola, causando alterações na gravidade dos eventos extremos, no sistema de chuvas, nas modificações na temperatura do ar e problemas ocasionados por doenças e pragas.

Uma das regiões responsáveis por metade da produção agrícola do país, o Centro-Oeste vem sentindo os efeitos das mudanças climáticas. Cerca de 28% das áreas cultivas estão distantes do padrão climático ideal para o plantio de soja e milho segundo pesquisa “O Limite Climático para a Agricultura no Brasil” publicada na revista Nature Climate Change.

A elevação da temperatura nas últimas décadas e as mudanças no sistema de chuvas prejudicam cada vez mais a produção de grãos em estados do Centro-Oeste e do Nordeste, como Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia. O estudo destaca que, se nada for repensado, essas áreas cultivadas fora do padrão de clima ideal devem crescer até 2030, atingindo 51% e podendo alcançar 74% das áreas em 2060.

De acordo com Paulo Afonso Lustosa, presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC), os impactos climáticos podem provocar perdas consideráveis no agronegócio. “As maiores consequências das mudanças climáticas na região Centro-Oeste interferem nas alterações do cenário de doenças e no seu manuseio, o que provavelmente causará impactos na produtividade agrícola. Além disso, as alterações climáticas podem ter efeitos diretos e indiretos: os impactos diretos atingem a mudança na distribuição geográfica das plantas; os indiretos, o aumento da temperatura e das secas”.

Esses impactos climáticos colocam em xeque a sustentabilidade econômica do agronegócio, uma vez que a região responde ao mercado nacional e internacional. Diante disso, é fundamental que haja planejamento para evitar que essa estimativa se concretize no agronegócio, o que inclui investimento em recuperação do meio ambiente, monitoramento das plantações e processos de produção.

“A região Centro-Oeste é extremamente relevante para as demais regiões brasileiras porque gera mais da metade da produção agrícola nacional. Dessa forma, as consequências afetam tanto os agricultores quanto os revendedores, que dependem da irrigação sustentável para garantir a demanda do agronegócio. Por esse motivo, é necessário otimizar o uso consciente da água para garantir a produtividade”, ressalta Lustosa.

Sobre a entidade:

Fundada em 29 de junho de 1983, a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC) é uma entidade sindical de grau superior constituída para fins de coordenação e de proteção dos interesses da categoria das empresas do transporte rodoviário de cargas (TRC), de colaboração com os poderes públicos e com as associações de classe. Sua sede própria está localizada no Distrito Federal e tem por base os estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 26, 2026 Agro

Suplementar bovinos no período das águas vale a pena?

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version