SEGS Portal Nacional

Agro

Conselho Científico Agro Sustentável participa do II SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins)

  • Terça, 17 Mai 2022 12:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

De 17 a 19 de maio acontece em Palmas (TO), a II edição do SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins). O Conselheiro Caio Carbonari e o Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Otávio Menten, serão palestrantes do evento.

O Simpósio tem por objetivo proporcionar o contato entre alunos, produtores, empresas e profissionais da área de fitossanidade promovendo a troca de experiências e informações advindas de pesquisas, ampliando assim, a formação técnica/científica dos participantes.

Segundo a organização do evento, as palestras, ministradas por profissionais convidados de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa nas áreas correlatas da Defesa Fitossanitária, vão enriquecer as discussões e permitir, ao mesmo tempo, detalhamento e abrangência dos assuntos e questões em debate.

A palestra Prof. Dr. José Otavio Menten será em conjunto com o Prof. Dr. Erlei Melo Reis e vai acontecer logo na abertura, no dia 17/05. O assunto em destaque vai ser: "Epidemiologia da Ferrugem da Soja e Calendarização da Semeadura".

“Preparamos um material que mostra, através de pesquisas científicas, realizadas no MT, que foi possível fazer a semeadura da soja em fevereiro e reduzir a quantidade de ferrugem asiática da soja em menor número de aplicações de fungicidas. Isto foi fundamental para que o calendário de semeadura fosse até 03 de fevereiro, reivindicação dos produtores. Este aprimoramento confere mais sustentabilidade à produção e menores riscos do surgimento de linhagens do agente da ferrugem resistentes menos sensíveis aos fungicidas sitio específico”, contou Menten.

O Conselheiro Prof. Dr. Caio Antonio Carbonari palestra no dia 19/05 e o tema será a resistência de plantas daninhas a herbicidas e os impactos gerados na agricultura. “A resistência das plantas daninhas a herbicidas é uma grande ameaça à competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. O objetivo é abordar aspectos da biologia e manejo das plantas daninhas que têm relação com a seleção e evolução da resistência a herbicidas, além de destacar estratégias para combatê-la”, explicou Carbonari.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicílio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version