SEGS Portal Nacional

Agro

Schauer Agrotronic volta ao Brasil com soluções de automação para a pecuária

  • Quinta, 06 Janeiro 2022 09:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilás Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A multinacional austríaca chega para atender a atual demanda do setor de suinocultura, cuja legislação exige práticas que promovam o bem estar animal

A força da pecuária brasileira, cujo PIB que vem crescendo acima dos 20% nos últimos dois anos com o uso de novas tecnologias, segundo levantamentos do Cepea USP/CNA, está despertando a atenção de players internacionais do setor de automação. Entre as empresas que estão chegando para conquistar o espaço no mercado está a Schauer Agrotronic, companhia de capital austríaca com 70 anos de atividades e uma das líderes globais em equipamentos e soluções de automação para fazendas de criação de animais.

Presente em 50 países e líder em seu segmento de mercado nos Estados Unidos e Europa, a empresa reinicia a operação comercial no Brasil, após dez anos, com a divisão de suinocultura, e terá como carro-chefe a linha Compident, que inclui equipamentos para o sistema de alimentação eletrônica (ESF) e avaliação de desempenho em engorda de diferentes genéticas de suínos, além de software de gestão da operação, entre outras ferramentas inteligentes.

A tecnologia Schauer chega para ajudar o criador brasileiro a adequar-se às exigências da Instrução Normativa nº 113, do Ministério da Agricultura. Em vigor desde 1º de fevereiro, a nova legislação estabelece a adoção de boas práticas que promovam bem estar dos suínos, como criação em ambientes saudáveis e limpos, protegidos de contaminações bacterianas. Entre as empresas que já utilizam os produtos Schauer no Brasil estão a francesa Choice Genetics (especializada em soluções para reprodução e genética suína) e as brasileiras Agropecuária Hartos, BRF e Euclides Costenaro.

De acordo com Monalisa Gomes, county manager para América Latina e Ibéria da Schauer, a empresa está apostando na força e no potencial do mercado brasileiro. Recente relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aponta que a produção brasileira de carne suína deverá bater novo recorde neste ano com crescimento de 6% em relação a 2020, atingindo a marca de 4,7 milhões de toneladas.

“Acreditamos no Brasil e no poder da inovação da indústria local. O sistema de alimentação eletrônica ainda não ganhou força no mercado nacional, porém, esse cenário está mudando, já que muitos produtores disruptivos estão investindo em plantas mais tecnológicas, eficientes e qualificando a sua mão de obra. Esse conjunto de ações permitirá o amadurecimento da tecnologia da Schauer para esse mercado”, afirma a executiva.

Para o seu primeiro ano de operações, a empresa prevê restabelecer parcerias com representantes e clientes locais, assim como construir uma rede de parceiros de serviços para pronto atendimento para instalação, suporte, manutenção e eventuais garantias, em todo o território nacional.

Entre os desafios, Monalisa destaca que a suinocultura brasileira precisa se modernizar, assim como a avicultura fez há anos. “Para consolidar esse mercado, é preciso entender que não basta colocar um equipamento eletrônico e achar que não precisa de gente. Muito pelo contrário, as pessoas vão continuar sendo necessárias e o maior desafio é investir na capacitação e desenvolvimento das equipes. Assim, esses colaboradores passam a ter a máquina como aliado e não inimigo, e os gestores passarão a perceber o valor adicionado na mão de obra, mais treinada e melhor preparada para lidar com os desafios de crescimento e inovação do setor”.

Pelo lado operacional, a gerente regional aponta como principal desafio a otimização do tempo de entrega das peças de reposição e de resposta às chamadas. “Como uma empresa europeia, temos que lidar com questões na parte de suprimento e serviço local, entender a necessidade do mercado brasileiro e trabalhar nas melhorias e adaptações para essa indústria, somando ao país a nossa expertise internacional de mais de 70 anos inovando e liderando a tecnologia ESF”, conclui.

Sobre Schauer Agrotronic

Empresa familiar fundada em 1949, na Áustria, por Herbert Schauer, a Schauer Agrotronic é líder global em soluções tecnológicas para alimentação e criação de animais. O seu portfólio abrange desde equipamentos eletrônicos de alimentação, de amamentação, para avaliação de desempenho e pesagem de animais, sistemas de reprodução das fêmeas, até softwares de gestão da operação e de criação. Os equipamentos e sistemas de automação da Schauer hoje são exportados para cerca de 50 países. A companhia conta com mais de 300 colaboradores e sete filiais instaladas na Europa e na Ásia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version