SEGS Portal Nacional

Agro

Desempenho do agronegócio derruba PIB nacional no segundo trimestre de 2021, aponta 4intelligence

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Tartarelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Levantamento da startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados indica queda de 1,9% do setor no período analisado

O Produto Interno Bruto nacional registrou queda de 0,1%, e um dos motivos foi o baixo desempenho do agronegócio em diversas regiões do país. Levantamento regionalizado da 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, indica que o setor teve queda de -5,8% na Região Sul, de -3% no Sudeste e -2,8% no Centro-Oeste. Na análise geral entre as regiões, o Centro-Oeste teve o pior desempenho, com queda de -2,8%. O Sudeste e o Sul caíram 0,1% e 0,7%, respectivamente. Em contrapartida, o Nordeste cresceu 2,3% e o Norte, 2,0%. Assim, o levantamento nacional do IBGE aponta queda de 1,9% no PIB do agronegócio. O desempenho industrial, por exemplo, recuou 0,3%, e a categoria de serviços subiu 0,3%.

Após crescer nos três primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto brasileiro teve queda de 0,1% no segundo trimestre de 2021 – e um dos motivos foi o baixo desempenho do agronegócio no país. É o que mostra levantamento realizado pela 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados.

A agropecuária da Região Sul foi a mais afetada, com queda de -5,8%. As regiões Sudeste e Centro-Oeste também tiveram desempenho negativo no campo, com recuos de -3% e -2,8%. Somente o Nordeste e o Norte tiveram aumentos tímidos de 1,8% e 0,8% no setor durante o segundo trimestre do ano.

Assim, segundo o IBGE, o PIB da agropecuária teve queda de 1,9% em todo o território, o pior desempenho entre as três categorias analisadas. O desempenho industrial, por exemplo, recuou 0,3%, bem próximo da média nacional. A categoria de serviços, por sua vez, subiu 0,3% no período analisado.

Entre os motivos para o baixo desempenho do agronegócio estão as condições climáticas adversas, como as geadas e a pouca incidência de chuvas. Isso influenciou o resultado da safra de grãos, contribuindo negativamente para o desenvolvimento econômico de diversas regiões, em especial do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na análise geral das regiões, o PIB do Centro-Oeste teve o pior desempenho, com queda de 2,8% no segundo trimestre de 2021. O Sudeste e o Sul caíram 0,1% e 0,7%, respectivamente. Em contrapartida, o Nordeste cresceu 2,3% e o Norte, 2,9%. Essa diferença é explicada pelos diferentes estágios da segunda onda da pandemia e pela reedição do Auxílio Emergencial, aumentando a renda da população.

A segunda onda de contaminação pelo coronavírus também explica a queda registrada no segundo trimestre de 2021. Fechamento temporário de parte do comércio, paralisações de alguns parques industriais e redução da mobilidade dos brasileiros contribuíram para os indicadores negativos.

“No entanto, devemos salientar que o país já observa aumento da mobilidade em virtude, principalmente, do avanço das campanhas de vacinação e da flexibilização das medidas de isolamento social em todo o território nacional. Assim, a perspectiva é de crescimento e melhora do PIB em todas as regiões no restante de 2021”, argumenta Juan Jensen, chairman da 4intelligence da 4intelligence.

Sobre a 4intelligence

A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a que as respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas. A 4i também é associada a I2AI (International Association of Artificial Intelligence), maior associação de inteligência artificial do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version