SEGS Portal Nacional

Agro

HerdOptimizer, da CRV, o controle genético total do rebanho nas mãos dos produtores

  • Quinta, 11 Novembro 2021 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Ferramenta determina por meio do DNA das vacas o potencial genético, informação que, casada com os dados genéticos dos touros, permite o acasalamento perfeito de animais

A genética bovina começa a entrar no terreno da precisão total. Assim, Flávio Moraes, gerente executivo de vendas da CRV, define o lançamento do HerdOptimizer, a última ferramenta de gestão genética apresentada pela empresa ao mercado brasileiro. “Com um único pelo da cauda da vaca, podemos avaliar o DNA do animal e, com suas informações em nosso banco de dados mundial, determinar com maior precisão as características do animal para a utilização ideal dos produtores em suas fazendas”, diz Moraes. “Combinando outras ferramentas de gestão com o HerdOptimizer, o produtor poderá ter o controle da gestão genética em suas mãos, desenhando um futuro personalizado para seu rebanho e suas vacas”, diz o gerente da CRV.

O HerdOptimizer está sendo comercializado desde junho e mais de 4.000 testes já foram vendidos, surpreendendo a CRV pela rápida aceitação do produto no mercado. O produtor envia o pelo da cauda da vaca para a CRV que, em seus laboratórios no Brasil, realiza as análises, produz com precisão a prova das vacas assim como as dos touros. “Hoje, o controle genético é centrado nos touros, mas com o HerdOptimizer, voltamos a atenção também para as vacas, ampliando a assertividade da gestão genética do rebanho pelo produtor”, explica Flávio Moraes.

“Determinar o DNA do animal não é novidade em termos biotecnológicos, mas inovamos na avaliação dos resultados, definição de uma estratégia e na indicação do acasalamento perfeito”, afirma Moares. Ele conta que a CRV possui outro programa, chamado SireMatch, um software que, com dados de pedigree, a classificação linear de 16 características e os dados da avaliação genômica do HerdOptimizer das fêmeas, gera as melhores indicações de touros do portifólio, indicando o acasalamento mais apropriado para cada fêmea, de acordo com o objetivo de seleção alinhado com as expectativas do produtor. “Essa combinação é inédita e potencialmente muito valiosa para o produtor, que terá muito mais segurança de conseguir o animal com as características que deseja, principalmente, as ligadas à saúde e eficiência do animal, uma especialidade da CRV.”

O avanço da gestão genética no gado de leite e de corte não para por aí. Há o programa iFert, que é um índice exclusivo da CRV capaz de predizer, com alta confiabilidade, a taxa de fertilidade de touros de corte em programas de inseminação artificial em tempo fixo. Ou seja, o iFert classifica os touros que emprenham acima da média. São mais de 1.000 touros avaliados, o que dá ao produtor ampla escolha de características genéticas transmissíveis de acordo com as prioridades de seleção. “Isso oferece um grau a mais de segurança para o produtor”, completa Flávio Moraes.

Alternativas para o produtor não param de crescer

Apesar da tecnologia, a natureza continua sendo a natureza. Nem toda vaca emprenha na primeira ação de inseminação artificial. E algumas não conseguem emprenhar mesmo depois de duas ou três tentativas. “Uma vaca que não emprenha não gera bezerros, não produz leite, continua se alimentado e exigindo cuidados, ou seja, gera custos, mas não dá retorno”, resume Flávio Moares. Para muitos produtores, a saída é o descarte da matriz, mas para esses casos a CRV oferece o programa BEEFERT. “Ao invés de inseminar uma vaca holandesa com sêmen Holandês, usa-se o sêmen da raça Angus, que tem uma taxa de fertilidade maior”, sintetiza o gerente da CRV. “Caso a vaca emprenhe com essa alternativa, o produtor pode então comercializar a cria para uma operação de corte com maior valor agregado e colocar a vaca na rotina da ordenha, aproveitando o potencial da matriz na produção de leite.”

Empresa com 50 anos de atividades no setor, a CRV vem aumentando suas vendas em torno de 40% este ano. O ano de 2021 caminha para ser o melhor da história da empresa no Brasil. Isso se deve ao crescimento do próprio mercado e a CRV aproveitou o momento positivo para introduzir inovações, como o HerdOptimizer, e potencializar as vendas de sistemas como SireMatch e iFert, que já estavam no mercado há mais tempo. Além disso, a empresa renovou e ampliou seu portfólio de touros de corte e leite. A Bela Vista, que faz parte do grupo CRV no Brasil, está com mais de 800 touros em sua central de coleta, em Botucatu, um recorde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version