SEGS Portal Nacional

Agro

Agronegócio e ESG são compatíveis?

  • Terça, 31 Agosto 2021 10:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Otero
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por que aplicar as práticas ESG na criação de animais, no cultivo e plantio de alimentos? Quem ganha com isso? Especialista explica

Os consumidores e o mercado estão cada vez mais engajados e atentos à defesa do meio ambiente, das pautas sociais e práticas de governança. Por isso, muito tem se falado em ESG - "environment, social and governance". Mas e no âmbito do agronegócio, colocado como o vilão da questão ambiental? Um estudo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) afirma que o ESG é um dos principais gargalos do setor no país. Diante desse cenário, será que o agronegócio e ESG são compatíveis? O setor consegue adotar as práticas necessárias?

“Nada excludente e altamente complementar”. É assim que o advogado Emanuel Pessoa, especializado em Direito Econômico Internacional e Governança Corporativa, define a relação entre ESG e agronegócio. “Para compreender essa visão, precisamos observar ângulos distintos relacionados ao setor”, afirma.

O primeiro deles é a questão de que cada vez mais consumidores têm se importado com a origem dos alimentos que consomem, levando em consideração informações sobre a sustentabilidade do negócio, área de cultivo apropriada, utilização ou não de insumos prejudiciais ao consumo humano e à natureza, e o tipo de tratamento dado aos animais, por exemplo. “Esses consumidores estão dispostos a pagar mais pela comida que estiver de acordo com os valores ambientais em que acreditam”, explica Emanuel.

Do lado dos investidores, é possível observar essa mesma tendência crescente, dando preferência a aportar dinheiro em empreendimentos que adotam princípios de proteção ambiental e sustentabilidade na criação, plantio e colheita. “Isso significa que tais empresas encontram crédito mais abundante que as suas concorrentes que não demonstram preocupação ambiental. E com crédito mais barato, elas podem ampliar seus investimentos em tecnologia e produtividade”, pondera o especialista.

O ESG acaba sendo um diferencial para o investimento e já é uma preocupação dos empresários do setor. Segundo a pesquisa Anual Global de CEOs 2021, da PwC, 47% dos líderes brasileiros do agronegócio acham que precisam divulgar mais o seu impacto no meio ambiente.

“Claro que ainda há obstáculos a serem superados, como a demanda por energia e água. Mas já passou da hora de aplicar as práticas ESG no agronegócio. Não fazendo isso, a empresa está se privando de um mercado consumidor que paga mais, de crédito mais barato e ainda incorre em riscos à sua reputação, em um momento em que seus concorrentes se esforçam para se posicionar como campeões de sustentabilidade”, conclui o advogado.

Emanuel Pessoa - advogado especialista em Política Econômica Internacional, Negociação de Contratos, Inovação e Internacionalização de Empresas. É Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo, Certificado em Negócios de Inovação pela Stanford Graduate School of Business, além de ser Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. O profissional ainda ensina Negociação Avançada em cursos executivos. Com um escritório sediado em São Paulo, atende clientes de todo o Brasil e do exterior. Seu propósito é fazer das empresas brasileiras companhias globais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version