SEGS Portal Nacional

Agro

DSM alerta para a importância da suplementação nutricional no período de seca

  • Terça, 10 Agosto 2021 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Orosco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Suplementos da marca Tortuga® têm tecnologia para impulsionar a pecuária de corte, ajudar a manter o desempenho do rebanho obtido no período de águas e garantir sucesso da pecuária.

Com o frio nesse período em grande parte do país, inclusive com geada em áreas de pastagens, e com estiagem bastante intensa em várias regiões, o gerente da categoria bovinos de corte da DSM, Lucas Oliveira, destaca a importância de se manter a atenção para os aspectos nutricionais dos bovinos produzidos em sistemas de pasto. “Sem o balanço de consumo proteico e energético adequado para a boa digestibilidade do pasto, o boi perde parte do peso ganho no período de águas”, pontua o especialista da DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais.

É justamente no período de estiagem, seca e frio que os pastos passam a não apresentar níveis satisfatórios de proteína, vitaminas e minerais para os bovinos. Por isso, recomenda-se aos produtores fornecer uma suplementação nutricional aos animais para manter positivos os índices zootécnicos e, consequentemente, a produtividade e rentabilidade da fazenda.

O portfólio da marca Tortuga® tem vários suplementos nutricionais que são soluções para contribuir e melhorar o desempenho do rebanho. Além disso, a área de Ruminantes da DSM possui equipes focadas em levar inovações para a produção e conta com um time técnico e consultivo que conhece de perto todas as necessidades do campo.

Tecnologia provada no campo melhora o desempenho no pasto

Para os pecuaristas que produzem bovinos de corte em sistemas de pasto, a suplementação nutricional dos animais ajuda a manter os resultados positivos tanto na época de águas como agora em época de seca. O fornecimento de nutrientes que contribuem para melhorar os índices zootécnicos evita o risco de perda de peso do rebanho.

Para o período de seca, a equipe da DSM recomenda algumas opções, como o Fosbovi® Proteico 35 com Monensina, recomendado para bovinos de corte produzidos em sistemas de pastagem e que permite bom desempenho dos animais mesmo com a queda de qualidade dos pastos. E para os bovinos na fase de terminação ou recria mais acelerada, a orientação é para o Fosbovi® Proteico Energético 25 M, indicado para bovinos em crescimento e em engorda produzidos preferencialmente em pastagens com adequada disponibilidade.

Semiconfinamento para intensificar a produção no campo

Para intensificar a produção em sistemas de pastagem, uma opção cada vez mais utilizada pelos pecuaristas brasileiros é o semiconfinamento. É um modelo que se baseia em nutrição e engorda em pasto, com fornecimento de ração concentrada em cocho, entre 0,7% e 2% do peso vivo do animal. No semiconfinamento, os produtores têm à disposição os suplementos da marca Tortuga® para impulsionar os índices dos animais e melhorar os resultados da fazenda. Nesse caso, a recomendação são os suplementos Fosbovi® Confinamento CRINA®, Fosbovi® Confinamento 400 e Fosbovi® Confinamento, indicados para o preparo de concentrado para bovinos de corte em fase de engorda em confinamento e semiconfinamento.

Suplementação que gera 1@ a mais por bovino no confinamento

Aos produtores que optam pelo confinamento no período de seca, as tecnologias desenvolvidas pela DSM, como os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, têm resultados comprovados ao gerar animais pesados e bem-acabados. “Com os suplementos nutricionais de alta tecnologia da Tortuga®, os bovinos têm um ganho adicional médio de uma arroba por animal. Com isso, os pecuaristas conseguem produzir o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, conta o gerente de categoria Confinamento da DSM, o zootecnista Marcos Baruselli.

Esses e outros benefícios produtivos são gerados pela associação equilibrada de macro e micronutrientes com os Minerais Tortuga, além de vitaminas e aditivos naturais, como leveduras vivas, mais CRINA® e RumiStar™. Mas há ainda a melhor eficiência alimentar; redução de problemas digestivos, como o timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; e menor incidência de animais com laminites e acidose. “São questões que impactam positivamente toda a cadeia da carne e beneficiam os consumidores”, reforça.

DSM – Bright Science. Brighter Living.™

A Royal DSM é uma empresa global de ciências, "purpose-led" e atuante em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo da DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM está impulsionando a prosperidade econômica, o progresso ambiental e os avanços sociais para criar valor sustentável para todas as partes interessadas; clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. A DSM fornece soluções inovadoras de negócios para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações verdes e novas formas de mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas têm receita líquida anual de cerca de € 10 bilhões com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está registrada na Euronext Amsterdam. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Sobre a Tortuga®, uma marca DSM

Desde abril de 2013, Tortuga® passou a ser marca da DSM. A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga® no Brasil e em 17 países da América Latina, com a exclusiva tecnologia dos Minerais Tortuga, atendendo às exigências de empresários rurais que trabalham na pecuária. Desde sua origem a marca Tortuga® tem contribuído decisivamente para o progresso da produção animal do Brasil, tendo introduzido, de forma pioneira, novos conceitos de suplementação nutricional e vitamínica e outras tecnologias indispensáveis para o aumento da produtividade. Com a aquisição da Tortuga, a DSM passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version