SEGS Portal Nacional

Agro

ISOBUS: como a tecnologia que movimentou a Europa está impactando o agronegócio brasileiro

  • Sexta, 18 Dezembro 2020 10:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Protocolo universal que padroniza a comunicação no campo entre tratores, implementos e dispositivos de diferentes fabricantes já está possibilitando maior otimização e automação dos processos agrícolas

Uma linguagem única, que converse com todas as diferentes marcas do maquinário agrícola. Esse é o objetivo do protocolo universal que padronizou a comunicação no campo. O que começou há uma década com uma movimentação na região central da Europa evoluiu e transformou a forma como tratores, implementos e dispositivos interagem. No Brasil, o movimento está se popularizando cada vez mais em maquinários agrícolas. É isso que apontam os especialistas da divisão de Agricultura da Hexagon, referência nos mercados sucroenergético, florestal e de grãos.

“A falta de compatibilidade entre as diferentes marcas era um grande problema para o setor. Por exemplo: se um único trator tivesse três soluções de marcas diferentes, seria necessário fazer adequações distintas, o que deixa mais complexo o processo. Com o ISOBUS, há a compatibilidade total de transferência de dados entre os sistemas e softwares, melhorando a otimização e a automação dos equipamentos”, comenta Márcio Blau, Gerente de Vendas América Latina da divisão de Agricultura da Hexagon.

Otimização de processos é o desafio constante para o agronegócio. O setor foi o único da economia brasileira que teve resultado positivo no PIB do primeiro trimestre. O valor gerado pelo campo foi de R$ 120 bilhões e, até o fim do ano, com safras recordes, as lavouras devem render R$ 697 bilhões. Para Fabio Neumann, Executivo de Contas Estratégicas da divisão de agricultura da Hexagon, o assunto começou a ganhar mais relevância no Brasil recentemente. “Acompanhamos esse movimento com as empresas que atendemos fora do país e que estão com esse processo avançado — como Austrália, África do Sul e Europa — e estamos notando esse crescimento no mercado interno brasileiro. Acredito que 20% dos equipamentos já tenham essa tecnologia acoplada aqui no país”, afirma.

Com o dólar em alta, a preferência das empresas, agricultores e fabricantes está na indústria nacional. “Percebemos que, mesmo com o recorde de safra, o agronegócio está focando mais em otimizar e melhorar o seu equipamento atual do que comprar um novo. Apesar da padronização da comunicação nos maquinários agrícolas ser a tendência do setor, ainda é muito custoso contar com tratores de última geração que já venham com esse sistema no Brasil. Por isso, o nosso papel é cada vez mais trazer soluções embarcadas que permitam que todos se adaptem ao mercado", explica Márcio Blau.

Um exemplo dessas soluções embarcadas é o HxGN AgrOn ISOBUS Display, ferramenta da agricultura de precisão que garante a realização das atividades com eficiência, qualidade e de maneira mais visual ao operador, com uma única tela para acompanhar. O sistema conta com duas funcionalidades: Terminal Universal (UT), que permite que máquinas operem um implemento com qualquer terminal e trabalha com diferentes acessórios; e o Controlador de Tarefas (TC), que registra e fornece informações das operações. O HxGN AgrOn ISOBUS Display ainda é compatível com outros produtos da solução de Automação de Máquinas da plataforma HxGN AgrOn.

*A divisão de Agricultura da Hexagon desenvolve e fornece soluções de tecnologia da informação que desencadeiam todo o potencial da produção agrícola, gerando grandes ganhos de eficiência, produtividade e sustentabilidade. As soluções convertem dados em informações inteligentes e acionáveis que permitem planejamento otimizado, execução eficiente no campo, controle preciso de máquinas e fluxos de trabalho automatizados para otimizar as operações. A Hexagon, líder global em sensores, software e soluções autônomas, tem aproximadamente 20 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,9 bilhões de euros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version