SEGS Portal Nacional

Agro

Mercado de fidelização no agro brasileiro aquece

  • Terça, 15 Dezembro 2020 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Animados com o bom momento do setor que avança na casa de 11% ao ano, startup agro que está há 2 anos no mercado, expandiu 600% e projeta triplicar o crescimento em 2021 com novos contratos já firmados

Embora 2020 tenha sido um ano totalmente atípico, alguns mercados conseguiram contornar os imprevistos e tiveram crescimento. Entre eles, os programas de fidelidade voltaram a registrar altos índices de avanço no terceiro trimestre de 2020, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Os dados apontam que os brasileiros acumularam 55,2 bilhões de pontos/milhas de julho a setembro deste ano, o que representa um crescimento de 31,6% na comparação com os três meses anteriores, quando o país enfrentava restrições mais rígidas em decorrência da pandemia. Em 2019, o segmento teve um faturamento de R$ 7,7 bilhões, um crescimento de 11,6% na comparação com o ano anterior.

Entre as empresas que apostaram e se destacam nesse mercado está a Seedz, uma startup independente - que não está presa a nenhuma marca exclusiva - e é 100% focada no agronegócio. Sediada na capital mineira, a Agtech desenvolveu um software de fidelidade e incentivos de vendas entre empresas e produtores rurais, a fim de valorizar e promover a integração desses elos da cadeia. Mesmo há pouco mais de dois anos no mercado, o software acumula números muito positivos e que chamam a atenção.

Já são mais de R$ 14 bilhões de vendas de parceiros do agronegócio dentro da plataforma e em 2021 a empresa a projeção é de mais de R$ 30 bilhões, com o lançamento de novos parceiros. “Enquanto o mercado de fidelidade cresce 11% a.a., a Seedz tem uma composição de crescimento expressivo. De 2018 até 2020 o avanço foi superior a 600%, e para 2021 a ideia com base na projeção e nos contratos que nós já temos é de crescer pelo menos 3 vezes em relação a esse ano”, diz Matheus Ganem, CEO da Seedz.

Para se destacar no mercado, a marca tem focado na criação de tecnologia e adaptado o seu programa para a realidade do agronegócio. “Ao fazermos isso as empresas rurais têm percebido o valor e os produtores também. Isso contribui para os resultados. Quando se gera valor para a empresa e para o produtor, isso impacta em crescimento”, destaca o executivo.

A Seedz se diferencia de outras soluções já existentes por seu Market place, que foi desenvolvido voltado para o universo do produtor. Segundo Ganem, a empresa tem um conjunto de tecnologias que são totalmente desenhadas para se integrarem à cadeia de vendas e compras do agronegócio. Isso é radicalmente diferente do que uma integração com cartão de crédito ou com uma loja de varejo tradicional, por exemplo.

Ainda segundo ele, o maior desafio agora é fazer o produtor criar o hábito, e tomar decisões de compra, quando se fala do programa de fidelização. “O produtor já se cadastra e até entra nessa primeira jornada, porém ainda não faz parte do dia a dia da maioria deles acessar ou tomar decisões baseados num programa de fidelização. Queremos mudar esse jogo, fazendo com que entrem e usufruam dos benefícios que essa tecnologia trás”, afirma.

Fidelização no Brasil

O mercado de fidelização que nos últimos anos tem crescido na casa dos dois dígitos no Brasil não é algo tão recente e teve início na década de 1990, mas ganhou força somente no início dos anos 2000. Nesse período houve a adesão das maiores empresas, impulsionadas principalmente pelas companhias aéreas. Após, houve a adesão de grandes programas voltados para o setor de varejo.

Segundo Ganem, nesses últimos 20 anos o setor tem amadurecido e atualmente mais da metade da população brasileira, de alguma forma, já teve contato com algum desses programas. “É um volume de participantes muito alto. Mas, é claro que se comparado a grandes países, mais maduros, por exemplo, ainda tem muito a crescer. Em países como Canadá e Reino Unido, mais de 80% da população está ativa no programa deles. Nós temos muito mercado para avançar ainda, principalmente no setor agropecuário”, diz.

Mercado em evolução

Com as constantes revoluções tecnológicas de movimentos como o Pix do Banco Central, por exemplo, e uma série de novas ferramentas, os programas de fidelização passarão por mudanças nos próximos anos. Com isso, todas as empresas do setor e as fintechs vão ter que se ajustar para ampliar suas experiências com os clientes. “A Seedz segue forte com o movimento de gerar valor aos produtores ajudando as empresas do setor. Parte da nossa evolução está sempre focada nessa experiência em ter produtos que estão aderentes ao agronegócio”, finaliza o CEO.

Sobre - A Seedz é uma startup de tecnologia, sediada e Belo Horizonte (MG) e focada na melhoria da experiência entre empresas do agro, seus canais e os produtores rurais acelerando suas jornadas de transformação digital e integração. Saiba mais baixando o App da Seedz na Apple Store ou Google Play.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version