SEGS Portal Nacional

Agro

Segurança, pesquisa e investimento em tecnologia são fundamentais para a sustentabilidade da cadeia da olericultura

  • Segunda, 30 Novembro 2020 10:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

"Caminhos do Agro SP" desta semana destacou a importância da atividade para o estado e debateu os passos futuros

A olericultura é um setor com amplo destaque em São Paulo, com registro de mais de 120 mil hectares dedicados a essas culturas e produção de aproximadamente 3,11 milhões de toneladas por ano. O setor movimenta R$ 5,23 bilhões em Valor de Produção Agropecuária (VPA) e é o 5º do estado.

O setor foi o destaque da live das cadeias produtivas do projeto “Caminhos do Agro SP” desta quarta-feira (25/11), que debateu os desafios e oportunidades na produção de frutas, legumes, verduras e hortaliças.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira lembrou que os resultados dos investimentos em pesquisa e tecnologia resultaram um incremento de 70% na produção do setor, sem aumento de área de cultivo.

“A olericultura é uma força do estado de São Paulo, que está diariamente na mesa dos consumidores. Esse sucesso da atividade é fruto das pesquisas, que garantem ganhos de produtividade e de qualidade. Tivemos uma evolução muito grande, com esforços voltados para as novas demandas do consumidor, que está mais preocupado com a qualidade e a segurança dos alimentos”, destacou Junqueira.

Para a diretora do Centro de Horticultura do IAC – Instituto Agronômico, Eliane Gomes Fabri, que participou do encontro on-line, a pesquisa é extremamente importante para se ter avanços significativos que resolvam problemas relevantes para a atividade.

“A pesquisa trabalha para diminuir a desigualdade e auxiliar o produtor a atender as demandas que vêm do consumidor, como a rastreabilidade. Temos que trabalhar junto com o setor privado para oferecer ao produtor ferramentas que atendam à legislação e a segurança do alimento“, destacou a diretora.

Hidroponia otimiza produção e aproveitamento de recursos hídricos

A produção de alface hidropônica também foi destaque do episódio desta semana, que exibiu um vídeo sobre feito na propriedade de Luiz Fernando Calderaro, localizada em Capão Bonito (SP), produz a folhosa há 30 anos.

Segundo ele, a grande vantagem do sistema hidropônico é a economia de água, que chega a ser de 80%, medida que auxilia para manter as áreas de preservação ao redor da propriedade intactas.

“Além disso, adotamos o manejo adequado de fertilizantes e defensivos e a rastreabilidade. A alface do hidropônico Calderaro tem que estar sempre fresquinha, pois nosso principal objetivo é o produto final com qualidade para o consumidor. Para isso é preciso ter sempre uma semente com qualidade e o semeio na hora certa para que, no final, tenhamos um produto com maior durabilidade para o consumidor”, ressaltou.

Para o gerente Comercial da Unidade de Negócios de Sementes de Vegetais Brasil/Paraguai da Syngenta, Francisco Sallit, a hidroponia no Brasil é o tipo de cultivo que tem margem para ampliação, graças à grande eficiência produtiva que a atividade oferece.

“Ainda temos espaço muito espaço para crescer. A hidroponia é um processo inteligente porque tem a economia do uso racional da água. Uma alface plantada no chão faz de quatro a seis ciclos por ano, enquanto a hidroponia faz dez. É um notável ganho em eficiência”, salientou Sallit.

Segurança dos alimentos acima de tudo

Com 1.850 lojas no Brasil, sendo 500 somente no estado de São Paulo, a rede Subway fomenta a economia da cadeia da olericultura. Para o CEO da IPC, Philippe de Grivel, empresa de compras e abastecimento dos franqueados, neste sistema de interdependência a maior preocupação é com a segurança dos alimentos.

“Precisamos proteger os interesses do consumidor e isso passa pela defesa dos interesses do franqueado e dos fornecedores. Temos vários atributos que impactam na nossa decisão de compra, mas somente um é realmente crítico: a segurança. O cliente nos entrega a sua saúde e nós temos que zelar pela sua confiança. Folhas integram altas estatísticas de intoxicação alimentar, por isso temos que redobrar a atenção com relação à segurança desses produtos”, enfatizou.

O projeto “Caminhos do Agro SP” é resultado de uma parceria entre InvestSP, Fundag, TV Cultura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Os episódios podem ser acompanhados nos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: https://www.youtube.com/agriculturasp e da TV Cultura: https://www.youtube.com/cultura.

AGENDA CAMINHOS DO AGRO SP
02 de dezembro: Episódio Exportação
09 de dezembro: Live Soja
16 de dezembro: Episódio Conectividade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version