SEGS Portal Nacional

Agro

O futuro das fazendas de café: o que fazer para se manter nesse mercado cada vez mais competitivo e global?

  • Quarta, 25 Novembro 2020 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulia Marini
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Durante a SIC, jovens produtores debateram sobre os grandes desafios na gestão e na ressignificação do trabalho nas fazendas

O setor cafeeiro tem tomado novos rumos e no atual cenário, é preciso investir em ações para que as fazendas permaneçam no mercado e se destaquem pelos diferenciais exigidos pelo novo consumidor, que está cada vez mais informado e interessado nos propósitos do produtor e na sua responsabilidade com o todo. Esse foi um dos assuntos discutidos na Semana Internacional do Café, na última sexta-feira (20).

Mediado por Sérgio Parreiras Perreira, pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, contou com a participação de Isabela Pascoal da Daterra Coffee, Paula Magalhães Paiva da Fazenda Recanto e Felipe Croce da Fazenda Ambiental Fortaleza. Todos foram unânimes em destacar sustentabilidade, gestão de pessoas, tecnologia e pesquisa em suas abordagens sobre o futuro das fazendas.

“Precisamos valorizar a origem e os processos da produção de café e levar essa informação para o consumidor final”, afirmou Felipe Croce, que reforçou a importância para o produtor de conhecer as particularidades do seu produto e saber precificá-lo.

Tecnologias que promovam maior eficiência no cultivo também foram citadas no debate. A modernização da produção permite um plantio mais eficaz e um controle maior em relação a rastreabilidade do grão. Tais componentes refletem nas informações e permitem a ações com foco na maior qualidade do grão, fator decisivo no processo de escolha do comprador.

Pesquisas e estudos na busca da sustentabilidade e menor impacto ao meio ambiente também se tornaram uma grande preocupação. Esse fator não é só exigido pelos mercados mais sofisticados, mas também, é imprescindível para a sobrevivência do cultivo na região. “Temos que pensar na sustentabilidade não só para compensar algo que foi danificado, mas para construir o novo. É preciso ressignificar o trabalho no agro em todas as dimensões, profissionalizando cada um dos espaços e mostrar que a agricultura é uma parceria da natureza”, destacou Isabela Pascoal.

Por fim, Paula Magalhães Paiva destacou algo de extrema importância: a gestão de pessoas. “Como vamos reter os profissionais para trabalhar no campo? As fazendas devem investir em ações que façam das fazendas um local atrativo para que elas desempenhem suas funções, pensando em inovações que tornem as atividades mais confortáveis e menos árduas”, afirmou. Ou seja, é preciso pensar em pessoas e na forma que elas irão executar seus trabalhos para que seja prazeroso e faça sentido.

Serviço:
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
#conectadospelocafé
www.semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 26, 2026 Agro

Suplementar bovinos no período das águas vale a pena?

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version