SEGS Portal Nacional

Agro

Faesp aponta prioridades do agro nas negociações com novo governo dos EUA

  • Terça, 10 Novembro 2020 11:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Filinto
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fábio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), observa que as duas prioridades das negociações relativas ao setor com o presidente a ser eleito nas eleições dos Estados Unidos são: demonstrar de modo enfático como os produtores rurais brasileiros preservam o meio ambiente e buscar a equalização do comércio bilateral, principalmente no tocante aos produtos sucroenergéticos.

Com referência ao primeiro tema, o dirigente lembrou que a questão ambiental brasileira foi abordada pelo candidato democrata, Joe Biden, no debate travado com o republicano Donald Trump. "É importante que o governo dos Estados Unidos, como de todas as nações, entenda que os produtores rurais brasileiros preservam muito o meio ambiente, muitas vezes até acima das exigências legais nas suas propriedades, e não estão incluídos entre os causadores do desmatamento e eventuais queimadas criminosas na Amazônia. Portanto, não caberia quaisquer sanções comerciais. É pertinente, sim, esforço para enfrentar esse problema, que compete ao governo e à sociedade de nosso país".

Quanto ao comércio bilateral do agronegócio, o presidente da Faesp observa ser prioritário equalizar as tarifas relativas ao açúcar e o álcool. "O governo brasileiro já zerou, por períodos limitados, o imposto de importação do etanol, sem quaisquer contrapartidas dos norte-americanos. Porém, isso só terá sentido como política comercial se os Estados Unidos concederem isenção tarifária para nosso açúcar, taxado em 140% pelo Tio Sam".

Há que se considerar, ainda, argumenta Meirelles, as diferenças, inclusive de custo, entre o etanol do Brasil e o dos Estados Unidos. "O nosso advém da cana-de-açúcar. O norte-americano é de milho", explica, acrescentando que o nacional é mais fácil de ser extraído, pois é um subproduto do açúcar. Em até 11 horas de fermentação, o melaço fermenta e se transforma no álcool. O proveniente do milharal tem processo de fermentação de 70 horas. A principal vantagem, contudo, está na produtividade: em um hectare de terra, cultivam-se 90 toneladas de cana, suficientes para produzir até oito mil litros de etanol. O milho rende 20 toneladas por hectare, que geram 3.500 litros de etanol, tornando mais cara a produção norte-americana. E além do setor sucroenergético também é importante reduzir as tarifas para o suco de laranja e facilitar o acesso ao mercado para as carnes brasileiras.

O presidente da Faesp defende que esses temas sejam tratados de modo rápido com o vencedor das eleições norte-americanas. "Se é que conheceremos rapidamente o resultado das urnas dos Estados Unidos, que parecem caminhar para uma grande disputa judicial. Aliás, nossa Justiça Eleitoral, assim como o agronegócio brasileiro, é um exemplo de eficácia e precisão. É estranho que a maior economia do mundo e referência em democracia ainda tenha um sistema de votação tão contestado", conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version