SEGS Portal Nacional

Agro

Brado expande operações de contêineres em Cascavel para atender mercado avícola

  • Sexta, 23 Outubro 2020 11:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Scheid
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Volume transportado por ferrovia cresceu mais de 14% de janeiro a agosto de 2020 na região Oeste. Novo acordo comercial com a Cotriguaçu traz perspectivas positivas para os próximos meses

Com um planejamento integrado para oferecer a melhor solução no transporte de contêineres do produtor até o consumidor, a Brado movimentou de janeiro a agosto de 2020, cerca de 14,7 mil TEUS entre o terminal ferroviário da Cotriguaçu Cooperativa Central e o Porto de Paranaguá. A operação é concentrada 100% no transporte frigorificado de aves para o mercado de exportação. O volume movimentado representou um crescimento superior a 14% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Para tornar ainda mais eficiente e produtiva a operação, a Brado assinou em maio um novo acordo comercial com a Cotriguaçu para expandir o volume das operações e otimizar o transit-time (tempo de viagem) das cargas transportadas. A perspectiva para o segundo semestre é um aumento de 40% no volume médio mensal de contêineres refrigerados.

"É uma solução logística multimodal com enorme potencial de crescimento para atender o mercado avícola das cooperativas do Oeste", projeta Vinicius Cordeiro, Gerente Executivo Comercial da Brado. "Os resultados demonstram a eficiência do transporte multimodal em relação a sustentabilidade, segurança e a pontualidade das operações" acrescenta.

Resultados e novas soluções

Três fatores são avaliados pela Brado em relação aos níveis de serviço. A empresa monitora o atendimento SLA (também conhecido como Deadline - que avalia o cumprimento dos prazos previstos em toda operação, da origem até o destino), o percentual de acidentes e os índices de segurança da carga.

"A qualidade das operações aliada a alta tecnologia garantem uma operação segura. No último ano não ocorreu nenhuma avaria e o cumprimento dos prazos assumidos com os clientes foi de praticamente 100%", explica Cordeiro.

Outra iniciativa em andamento são os testes para que todo processo de refrigeração dos contêineres seja feito somente no terminal da Cotriguaçu, em Cascavel. Hoje, o transporte de carnes frigorificadas por contêineres leva em média de 5,5 dias no trajeto de 600 quilômetros até o Porto de Paranaguá. Nesta rota, os contêineres passam também por um processo de reforço na refrigeração em Guarapuava. A nova solução vai eliminar essa parada em Guarapuava reduzindo em até 24 horas o tempo da viagem, ou seja, ganho de 18% no fluxo operacional.

"A parceria com a Brado trouxe novas perspectivas para o modal ferroviário. O planejamento conjunto é essencial para otimizar ainda mais esse fluxo de exportação tão importante para as cooperativas do Oeste do Paraná", afirma Gilson Luiz Anizelli, Superintendente da Cotriguaçu.

Mais sustentável

A operação multimodal com base ferroviária também traz ganhos para o meio ambiente. A redução na emissão de CO² é até 5 vezes menor no transporte de cargas por ferrovia. A análise leva em conta o volume transportado por ferrovia pelos trens em comparação ao modal rodoviário.

O levantamento feito pela Companhia nas operações da Cotriguaçu, entre janeiro de 2019 e agosto de 2020, mostram que a solução multimodal representou uma redução de 39,7 mil de toneladas de CO2 no comparativo com o modal rodoviário.

Novo fluxo

Além do mercado de exportação, a Brado está estruturando uma nova operação de importação para atender a agricultura do Oeste paranaense. Em agosto, o primeiro trem carregado com 560 toneladas de fertilizantes descarregou no terminal ferroviário de Cascavel. A estratégia da Companhia é tornar a operação regular na região, assim como já acontece em Cambé, no Norte do Paraná, com média de um trem por semana.

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de 4,6 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version