SEGS Portal Nacional

Agro

Armazém Inteligente 4.0 da Agrotopus eleva eficiência operacional em Armazéns Gerais de café

  • Quarta, 14 Outubro 2020 10:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Soraya Simón
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Parte da multinacional brasileira Valid que é líder no mercado de identificação segura e rastreabilidade, a Agrotopus avança com soluções em transformação digital para novas frentes ligadas ao agronegócio e conquista seu primeiro case em Armazéns Gerais de Café com a implantação da solução Armazém Inteligente 4.0.

Toda essa expertise em rastreabilidade e inovação, juntamente com a evolução da plataforma e a especialização em armazéns de café permitiram que a agritech conquistasse novos nichos do mercado de grãos, uma vez que todas as soluções para o setor cafeeiro podem ser transportadas para várias outras culturas, entre elas sementes de soja e algodão.

Em Varginha, região de Minas Gerais que se destaca na produção e exportação de café arábica, a Agrotopus implantou a solução Armazém Inteligente 4.0 na LIV Logística, que tem a capacidade de 400 mil sacas de armazenagem, incorporando o know-how operacional deste parceiro em um conjunto de novas funcionalidades na plataforma.

No armazém, que hoje beneficia cerca de 1 milhão/ano de sacas de café, a Agrotopus aplicou um sistema que localiza as bags e faz a gestão de todos os processos de estoque a partir da identificação por radiofrequência com a aplicação de etiquetas inteligentes RFID desenvolvidas pela Valid.

Este projeto inclui rastreamento por geolocalização, com uso de aplicativos móveis e análise de dados avançada que garantem o acompanhamento em tempo real dos lotes, desde a entrada do café no armazém, passando por todas as etapas de armazenagem e rebenefício, até entrega do café. 

Outro ponto chave da solução é a produtividade. “A Agrotopus evoluiu a solução concebida para cooperativas, criando um produto totalmente inovador, voltado à realidade operacional e gestão de Armazéns Gerais. Demos um salto muito grande e estamos muito à frente de qualquer solução hoje. E não é só isto. Não basta ter um bom produto sem um bom suporte na ponta e para isto é necessário ter uma equipe especializada de campo que está sempre pronta e agir, garantindo total disponibilidade. Só quem conhece o que é uma operação no armazém no pico da safra para ter noção. Este é um dos grandes diferenciais da Agrotopus”, destaca Robinson Herzeg, diretor da Agrotopus.

“O avanço tecnológico e o surgimento de sistemas inteligentes trouxe a necessidade de investir em tecnologias capazes de melhorar os processos de gestão e, consequentemente, ser cada vez mais eficientes e competitivos através de uma gestão completa. Meu objetivo era deixar de olhar apenas para o estoque e enxergar o negócio como um todo. Isso nos motivou a procurar um parceiro completo, que traga soluções 360°”, explica o diretor da LIV Logística, Matheus Paiva.  

Segundo Paiva, esse também foi um investimento em mais transparência. É possível ter o controle total de tudo o que acontece no armazém, que tem em média uma movimentação de 351.760 sacas/mês. “Ter as informações corretas acessíveis ajuda a tomar as decisões de forma mais rápida e eficiente, permitindo inclusive uma gestão de custos com maior precisão”. O executivo ainda ressalta que o sistema permite uma maior segurança tanto para o cliente como para o produtor.

Segundo Henrique Venga Cardoso, assistente de Engenharia da LIV Logística, quando se trata de cafés certificados ou não, a rastreabilidade é fundamental. Além de permitir que qualquer elo saiba todas as etapas por onde seu produto passou, ela permite acesso a informações mais confiáveis e em tempo real.  

“Agora com a rastreabilidade conseguimos saber quando o café chegou, onde foi armazenado, se teve alguma movimentação até quando saiu. Com o mapa da Agrotopus é possível mostrar aos nossos clientes onde o café dele está naquele exato momento”, destaca Cardoso.

Fundada em 2015, a Agrotopus cria soluções tecnológicas para todas as frentes do agronegócio. As ferramentas são feitas sob medida  e os conceitos desenvolvidos para o mercado de café podem ser aplicados para culturas diversas, tais como sementes de soja e algodão, além de outras atividades econômicas. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version