SEGS Portal Nacional

Agro

Novo momento do agro pede convergência entre tecnologias digitais

  • Sexta, 09 Outubro 2020 09:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bifani
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Especialistas falam sobre mudanças e expectativas para o setor em live promovida pela John Deere. Bate-papo tem participação de Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática e Agropecuária

A tecnologia já faz parte da rotina de grande parte dos agricultores brasileiros e se tornou uma aliada quando o assunto é aumento de produtividade e redução de custos. Mas qual é, de fato, o valor da tecnologia no campo? Para falar sobre o assunto, a 4ª edição da série de lives John Deere Conecta reuniu, na última quarta-feira (02/09), Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática e Agropecuária; Rogério Ferrarin, diretor executivo do Grupo Guerino Ferrarin - GGF; Manoela Bertagnolli, diretora da empresa Sementes Butiá; e Rodrigo Bonato, diretor de Marketing de Produto e Agricultura de Precisão John Deere.

"Quando falamos em tecnologia no setor agro, não falamos mais apenas sobre tecnologia da informação. A transformação envolve, além dela, a biotecnologia, a nanotecnologia, a comunicação e a ciência cognitiva. Com isso, nosso desafio é a convergência de todas elas. Precisamos saber como utilizar tudo isso dentro da cadeia, desde a pré até a pós-produção, para melhorar a produtividade e garantir que o Brasil continue avançando em agricultura sustentável", comentou Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática e Agropecuária.

A evolução tecnológica mudança no conceito da ‘agricultura de precisão’, que, somada ao conhecimento, se torna ‘agricultura de decisão’, transformando dados em valor e inteligência para a tomada de decisão assertiva e em tempo real. "Esse é um conceito que trabalhamos há alguns anos na John Deere, e está embasado na conectividade do campo, que não é apenas para conectar máquinas, mas também pessoas. São elas, conectadas no campo, que irão transformar o agro brasileiro", ressaltou Rodrigo Bonato, diretor de Marketing de Produto e Agricultura de Precisão John Deere.

De fato, o agricultor brasileiro segue como um dos mais conectados do mundo e os resultados são vistos no aumento da produtividade. "Cada atividade nossa no campo tem uma máquina e um equipamento por trás e você consegue monitorá-la. Desta forma, melhoramos os processos, desde a coleta de solo, passando pela distribuição de sólidos, plantio, diagnósticos de doenças, pragas e ervas, pulverização e colheita. Assim, agimos no momento certo e evitamos atrasos", ressaltou Rogério Ferrarin, diretor xecutivo do Grupo Guerino Ferrarin - GGF.

Mesmo com todos os benefícios que a tecnologia traz, as pessoas ainda são fundamentais para o sucesso das produções. "Hoje, não temos mais operadores de máquinas e sim gestores de equipamentos e processos. Existem novos perfis de profissionais surgindo. Destaco, também, o fato de que o uso de tecnologia no campo torna o setor mais atrativo para as novas gerações e cria novos perfis de produtores", comentou Silvia.

"A agricultura pode ter toda a tecnologia empregada do mundo, mas ela vai continuar sendo feita por pessoas. E, se as pessoas não tiverem esse DNA de inovação e de compartilhamento, vamos demorar um pouco mais para chegar onde queremos. Precisamos trabalhar colaborativamente", finalizou Manoela Bertagnolli, diretora da empresa Sementes Butiá.

A live completa pode ser conferida na página da John Deere no Facebook, clicando aqui .

Sobre a John Deere

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de produtos, tecnologia e serviços avançados para clientes que estão revolucionando a agricultura e a construção - aqueles que cultivam, colhem, transformam, enriquecem e constroem a terra para atender à crescente necessidade mundial de alimentos, combustível, abrigo e infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version