SEGS Portal Nacional

Agro

Parece simples, mas não é

  • Terça, 06 Outubro 2020 11:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM.

A cada dia o Brasil desempenha um papel mais e mais importante no sistema alimentar global. Construiu essa posição nas últimas décadas e agora, durante a pandemia, manteve o ritmo das cadeias produtivas do agro, fortalecendo ainda mais o seu conceito como fornecedor de alimentos estratégico e de confiança. Mas o mercado mostra-se hoje muito mais dinâmico, com uma evolução rápida dos valores e expectativas que os consumidores associam ao consumo alimentar, o que tem gerado pressão sobre os países produtores, principalmente com relação a demandas sobre meio ambiente, sustentabilidade e segurança dos alimentos.

Essas pressões chegam à agricultura por meio de clientes, mídia, investidores, diplomacia e outros atores das cadeias produtivas. Nada muito diferente, na sua essência, do jogo comercial clássico de pressão entre vendedores e compradores, só que hoje bastante amplificado pelo poder midiático e pela complexidade dos mercados e dos valores de consumo. E o Brasil, assim como desenvolveu uma solução tecnológica agrícola própria, tropical, provavelmente terá que aprimorar uma expertise geopolítica e de marketing para navegar nesses cenários mutantes e elevar ainda mais a posição brasileira no mercado mundial.

Muito se fala que o pós-pandemia será marcado por enorme valorização da saúde no consumo alimentar e tudo indica que de fato isso tende a acontecer, em graus diversos e dependendo o produto, mercado, consumidor etc. E o que isso implica para quem está dentro do agro, fazendo e vendendo a produção? Começa pela consciência de que o setor responderá, cada vez mais, a um sistema ampliado de valores de saúde na compra dos alimentos, valores que serão estabelecidos pelas percepções dos consumidores e seus influenciadores, espraiando-se por outros elos do ambiente de negócios e engajando, principalmente, os mais jovens.

Nesse cenário, a venda do produto agropecuário talvez tenha que abrir o seu leque de públicos. Para vender carne suína, por exemplo, seria agregador “vender” seus benefícios e neutralizar objeções entre médicos, nutricionistas e chefs, além de explorar novas proposições de oferta nos canais distribuidores. O setor de carne suína, em particular, até já faz isso, e bem, mas este tipo de estratégia ainda não é comum no agro. Outro exemplo: na venda de uma nova genética hortifruti, mirar além do agricultor e também envolver seus elos de integração na cadeia produtiva, como agroindústrias e serviços de abastecimento.

Na hipótese de mercados com alta sensibilidade aos fatores nutricionais e sanitários de saúde, a credibilidade e reputação serão dois pilares essenciais para o sucesso dos negócios – sejam eles de uma empresa, cooperativa ou até mesmo país. E saúde, no século 21, inclui também bem-estar animal e preservação ambiental, quando o assunto é alimento. É um mundo em transformação e o desafio, para o agro, será entender em pormenores o que a sociedade quer do sistema alimentar, o que as pessoas esperam que o agro forneça para elas. Parece simples, mas não é, embora passe por aí o caminho do futuro.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version